
O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) marcou presença na 4ª Edição do “Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ n. 255/2018”, realizada nos dias 25 e 26 de setembro de 2025, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. A Resolução instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. Representaram o TRF6 no evento: a coordenadora da Comissão de Incentivo à Participação Feminina (Cofem), Raquel Viola, e a servidora Nathalia Dell Areti Mendes, secretária da Comissão.
A participação do TRF6 possibilitou a troca de experiências com integrantes de comissões de outros tribunais, o estabelecimento de contatos institucionais e o aprofundamento do conhecimento sobre políticas já implementadas em outras cortes. “A presença do TRF6 neste encontro reforça nosso compromisso com a promoção da igualdade de gênero e com o fortalecimento de políticas inclusivas no âmbito do Poder Judiciário”, destacou Raquel Viola.

Nos debates do dia 25 de setembro (quinta-feira), foram discutidos temas voltados ao aprimoramento da Política de Incentivo à Participação Institucional Feminina, abordando desafios enfrentados por mulheres no Poder Judiciário (incluindo magistradas, servidoras, terceirizadas, estagiárias e voluntárias).
No dia 26 de setembro (sexta-feira), as representantes do TRF6 participaram de oficinas temáticas, abordando questões como “Vergonha, Medo e Culpa: Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Poder Judiciário”; “Carreira e Identidade Feminina no Mundo Pós-Moderno”; e “A Paridade de Gênero no Poder Judiciário: Avanços e Desafios das Resoluções CNJ número 525/2023 (magistradas) e número 540/2023”.
Durante o evento, foram elaboradas recomendações que serão encaminhadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), consolidando as propostas amplamente debatidas, visando a inclusão em nova Resolução a ser criada pelo órgão.
