TRF6 participa da 4ª edição do evento “Mulheres na Justiça” em Brasília

Foto panorâmica de um evento, mostrando um grande grupo de mulheres (e alguns poucos homens) em pé, posando para uma foto de grupo em uma sala de conferências.

A grande maioria das pessoas está vestida com trajes formais e casuais-chiques.

No centro do primeiro plano, há um monitor de LED exibindo o tema do evento: "Mulheres na Justiça" com um mapa do Brasil em roxo.

O ambiente possui paredes azuis escuras e o primeiro plano é ocupado por uma mesa de conferência de madeira clara com microfones, água e cartões de identificação. Tags de identificação são visíveis em algumas pessoas da frente.
Foto: G.Dettmar/Ag.CNJ

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) marcou presença na 4ª Edição do “Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ n. 255/2018”, realizada nos dias 25 e 26 de setembro de 2025, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. A Resolução instituiu a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. Representaram o TRF6 no evento: a coordenadora da Comissão de Incentivo à Participação Feminina (Cofem), Raquel Viola, e a servidora Nathalia Dell Areti Mendes, secretária da Comissão.

A participação do TRF6 possibilitou a troca de experiências com integrantes de comissões de outros tribunais, o estabelecimento de contatos institucionais e o aprofundamento do conhecimento sobre políticas já implementadas em outras cortes. “A presença do TRF6 neste encontro reforça nosso compromisso com a promoção da igualdade de gênero e com o fortalecimento de políticas inclusivas no âmbito do Poder Judiciário”, destacou Raquel Viola.

Foto que combina duas imagens: um retrato e um material de divulgação de evento.

No lado esquerdo, em plano médio, duas mulheres de cabelos castanhos longos estão lado a lado, sorrindo para a câmera. Ambas vestem trajes formais em cores escuras e claras (uma de blusa preta sem mangas e a outra com um casaco) e usam crachás de evento pendurados no pescoço.

No lado direito, há um banner ou painel de evento na cor roxa, com o título: "2025 - 4ª edição" e o tema "Mulheres na Justiça: novos rumos da Resolução CNJ n. 255". O banner exibe também um mapa do Brasil em tom de roxo mais escuro.
Coordenadora da Comissão de Incentivo à Participação Feminina (Cofem) do TRF6, Raquel Viola e a secretária da Comissão, Nathalia Dell Areti Mendes

Nos debates do dia 25 de setembro (quinta-feira), foram discutidos temas voltados ao aprimoramento da Política de Incentivo à Participação Institucional Feminina, abordando desafios enfrentados por mulheres no Poder Judiciário (incluindo magistradas, servidoras, terceirizadas, estagiárias e voluntárias).

No dia 26 de setembro (sexta-feira), as representantes do TRF6 participaram de oficinas temáticas, abordando questões como “Vergonha, Medo e Culpa: Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Poder Judiciário”; “Carreira e Identidade Feminina no Mundo Pós-Moderno”; e “A Paridade de Gênero no Poder Judiciário: Avanços e Desafios das Resoluções CNJ número 525/2023 (magistradas) e número 540/2023”.

Durante o evento, foram elaboradas recomendações que serão encaminhadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), consolidando as propostas amplamente debatidas, visando a inclusão em nova Resolução a ser criada pelo órgão.

Botão voltar