TRF6 participa da reunião do Conselho Editorial da Justiça Federal

Foto institucional de um grupo de seis pessoas (quatro homens e duas mulheres) em pé, posando juntos em um plenário ou câmara.

O grupo está alinhado sobre um tapete vermelho e, atrás deles, há fileiras de cadeiras e mesas de plenário em tons de vermelho e madeira. No fundo, à esquerda, uma série de bandeiras estão hasteadas. Os trajes são predominantemente formais.
Assessores de Comunicação posam juntos no Plenário do TRF4. (da esq. p/dir.) Camodego, Picon, Gilbson, Rosa, Carpes e Ferrero. Crédito: ACS/TRF4

Foi realizada nesta segunda-feira (29/9), na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, a reunião do Conselho Editorial da Justiça Federal, órgão formado pelos assessores de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal (CJF) e dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) das seis Regiões. O grupo tem a finalidade de promover e alinhar ações de comunicação conjuntas na Justiça Federal.

A pauta do encontro incluiu o manual institucional de utilização de redes sociais da Justiça Federal; a análise da recente Resolução nº 640/2025, de 23 de setembro de 2025, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que criou a Política de Comunicação Social do Poder Judiciário em todo o país; a possibilidade de realização de um encontro nacional de comunicação da Justiça Federal em 2026; a elaboração de uma campanha institucional de comunicação conjunta entre os TRFs; e a possibilidade de realização de eventos de formação e capacitação para as Assessorias de Comunicação da Justiça Federal.

Foto que registra um círculo de debate em um ambiente interno bem iluminado.

Cerca de doze pessoas (homens e mulheres) estão sentadas em cadeiras de escritório pretas com detalhes azuis, dispostas em círculo. A maioria das pessoas está olhando para o centro, com alguns segurando papéis ou documentos.

O fundo é uma sala com grandes janelas que mostram vegetação externa, e paredes com painéis de madeira e detalhes em azul. O chão é coberto por um carpete bege claro. Um teclado de computador é visível no canto inferior esquerdo.
Reunião aconteceu no auditório do TRF4. Crédito: ACS/TRF4

O evento aconteceu no Auditório do TRF4, durante todo o dia. Esta foi a segunda reunião presencial realizada em 2025, e a primeira de um sistema de rodízio que passará a ser feito entre as seis Regiões.

Participaram do encontro os assessores de comunicação Ana Cristina Rosa, do CJF; Gilbson da Costa Alencar, do TRF1; André Camodego, do TRF2; Maurício Eduardo Lopes Ferrero, do TRF3; Patrícia Picon, do TRF4; e Vera Lucia Teixeira Carpes Azevedo, do TRF6. Também estavam presentes na reunião a supervisora do Setor de Planejamento Visual do CJF Maria Clara Teixeira de Assis; o diretor da Divisão de Conteúdo Institucional do TRF4 Alberto Pietro Bigatti; a diretora do Núcleo de Mídias Sociais do TRF4 Karen Fredrich; e os servidores da equipe da Assessoria de Comunicação Social (ACS) do TRF4 Diego Eridson Beck, Rita Fabiana Leivas da Silva, Solanis Maciel Freitas e Maurício Rodrigues Cauduro.

Foto de grupo em um plenário ou câmara, mostrando doze pessoas (homens e mulheres) alinhadas e posando para a câmera.

O grupo é diverso em vestimenta, misturando trajes sociais (ternos escuros, alguns com detalhes vermelhos) e roupas casuais (calças jeans, blazer listrado, camisetas). 

Eles estão em pé sobre um tapete vermelho. O fundo é composto por fileiras de cadeiras e mesas de plenário, painéis de madeira e, no canto superior esquerdo, bandeiras hasteadas. Acima, há uma tela de projeção preta.
Integrantes da Comunicação do TRF4 também participaram do encontro. Crédito: ACS/TRF4

Segundo Ana Cristina Rosa, “é uma forma de aproximar os assessores ainda mais e pensar a comunicação da Justiça Federal como um todo, de forma coletiva e colaborativa, para elaborar estratégias e projetos nacionais”.

Patrícia Picon avaliou os resultados da reunião como bastante positivos, “o encontro foi muito produtivo, debatemos formas de colocar a Justiça Federal mais presente na mente do cidadão, como uma garantidora de direitos, isso com ações de comunicação leves, mas marcantes”.

A assessora de comunicação social do TRF6, Vera Carpes, ressaltou o caráter estratégico do encontro. “Este espaço de diálogo permite alinhar visões e fortalecer a comunicação pública no Judiciário. Quando somamos esforços, ampliamos a credibilidade institucional e asseguramos que a sociedade receba informações claras, acessíveis e em sintonia com o papel constitucional da Justiça Federal.”

Durante o evento, os participantes também puderam conhecer as instalações do prédio-sede do tribunal, visitando o Plenário, as Salas de Sessões, o Museu do TRF4, a Presidência e a Diretoria-Geral. Nesta última, os visitantes foram recepcionados pelo diretor-geral do TRF4, Zenone Szydloski.

A próxima reunião presencial do Conselho Editorial da Justiça Federal está prevista para acontecer no dia 9 de dezembro deste ano na sede do TRF2, no Rio de Janeiro.

Com informações do TRF4

Botão voltar