TRF6 participa de encontro da Procuradoria da Mulher da ALMG sobre adultização infantil

Foto de grupo em um auditório.

Um grande grupo de pessoas (homens e mulheres) está em pé, em fileiras escalonadas. Quase todos estão segurando pequenos cartazes brancos com hashtags como: #NãoSeCale e #MaisMulheresNaPolítica.

O auditório possui assentos escuros e painéis de madeira clara ao fundo.

Na tarde da última quinta-feira, 2 de outubro, foi realizado, no Palácio da Inconfidência, o 5º Encontro com a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento contou com a palestra “Adultização infantil”, que teve como objetivo fortalecer o debate sobre os riscos das redes sociais na exploração de crianças e adolescentes.

Nesta edição, a palestrante foi a desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), Simone Lemos, que também atua na Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).A programação faz parte do ciclo “Encontros com a Procuradoria da Mulher – 2025”, que reúne especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para de discutir temas de grande impacto social.

Foto em plano médio de uma mulher falando em um evento ou sessão.

Ela veste um blazer lilás/lavanda sobre uma blusa escura (vinho/roxo) e usa brincos pendurados. A mulher está falando com um microfone de pedestal ajustável com as duas mãos, olhando para a frente.

Criada em 2021, por meio da Resolução nº 5.590, a Procuradoria da Mulher da ALMG instituiu a Bancada Feminina da Assembleia, com a finalidade de fortalecer a rede de proteção às mulheres em todo o Estado e incentivar a criação de estruturas semelhantes em câmaras municipais. Além disso, a Procuradoria busca dar visibilidade e qualificar o debate em torno das pautas relacionadas ao público feminino.

A participação do TRF6 reforça a importância de iniciativas como essa, que contribuem para o fortalecimento das ações em defesa dos direitos das mulheres e da infância, além de promover a cooperação entre instituições e a sociedade.

Também integraram a mesa de honra a major Michele, representando a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); representando a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a chefe do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), delegada Danubia Helena Soares, e a chefe da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (DOPCAD), Larissa Nunes; a prefeita de Serrania, Alexandra Maria de Oliveira Dias Bueno; e a Procuradora Estadual da Mulher, deputada estadual Ione Pinheiro.

Clique aqui e confira a reportagem da ALMG sobre o Encontro.

Botão voltar