Aviso Importante: Nova Etapa na Modernização do Primeiro Grau da 6ª Região

Uma arte gráfica com fundo laranja e detalhes em azul apresenta o texto "Atenção, partes e advogados" em destaque no canto superior esquerdo. Logo abaixo, a frase "NOVA ETAPA DA MODERNIZAÇÃO DO 1º GRAU" aparece em letras grandes e brancas, seguida pelo complemento "do Tribunal Regional Federal da 6ª Região". No lado direito, um círculo branco emoldura a fotografia da fachada de entrada do prédio do tribunal. O logotipo da Justiça Federal do TRF6 está posicionado no canto inferior esquerdo.

O dia 24 de novembro de 2025 marca uma nova e importante etapa no processo de modernização do Primeiro Grau de Jurisdição da 6ª Região.

A nova realidade será imediata para os novos processos. A redistribuição processual do acervo demandará a intervenção das equipes do TRF6 e exigirá um período para a sua conclusão.

Confira os principais pontos da mudança:

Alterações Imediatas para Novos Processos

  • Execuções Fiscais: Devem ser ajuizadas exclusivamente na Subseção Judiciária (SSJ) de Belo Horizonte. A distribuição de execuções fiscais será encerrada em todo o interior do estado.
  • Procedimentos Criminais (Inquéritos e demais Procedimentos Investigatórios): Devem ser ajuizados na SSJ responsável pelo julgamento da respectiva ação penal.
  • Novas Unidades Jurisdicionais Criminais: Será implementada a reorganização das unidades com competência criminal, e a distribuição de novos processos criminais será encerrada nas demais Varas.

Movimentação do Acervo (Redistribuição)

A redistribuição do acervo terá início nas seguintes modalidades:

  • Execuções Fiscais: Início da redistribuição dos processos de execução fiscal para a SSJ de Belo Horizonte (BH).
  • Processos Cíveis: Início da redistribuição dos processos cíveis das Varas transformadas em criminais para as demais Varas Cíveis com Juizado Especial Federal (JEF) Adjunto das Subseções, com a exceção da 3ª Vara Federal (VF) de Uberaba.
  • Processos Penais: Remessa dos processos de natureza penal das Varas Cíveis para as Varas Criminais.
  • Redefinição de Acervo: Redefinição prioritária do acervo das Subseções de Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia, Governador Valadares e Montes Claros, concluindo a mudança das competências.

Atenção: Novas orientações e o andamento dos trabalhos serão divulgados oportunamente pela Corregedoria.

Botão voltar