
O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) celebra, neste 15 de novembro, os 136 anos da Proclamação da República. Esse marco histórico representou mais do que uma simples mudança de governo, foi a consolidação do compromisso com um Estado democrático, em que o poder emanado povo e é exercido em favor do bem comum.
Em 1889, o Brasil rompeu com a monarquia e iniciou um novo regime republicano, pautado nos ideais de liberdade, igualdade e cidadania. O termo “República” tem origem romana e é derivado de “res publica”, que significa “coisa pública”. Esse conceito expressa a ideia de que os assuntos do Estado pertencem a todos os cidadãos.
Celebrar a Proclamação da República é, portanto, mais do que recordar um evento histórico, é reafirmar, junto à sociedade, o compromisso com a construção de uma nação mais justa, democrática e comprometida com a dignidade humana e os direitos de todos.
Atuando em Minas Gerais, o TRF6 mantém vivo esse legado ao promover o acesso à Justiça e assegurar que as leis sejam aplicadas com equidade e imparcialidade. A cada decisão, o Tribunal reafirma seu compromisso com a ética, a cidadania e a defesa dos direitos fundamentais, contribuindo para a pacificação social.
