Unidade Avançada de Atendimento da Justiça Federal é instalada em Pirapora

Pirapora é mais um município do Norte de Minas a receber uma Unidade Avançada de Atendimento (UAA) da Justiça Federal. A cerimônia, realizada nesta quarta-feira (21/1/2026), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pirapora, marcou a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica que viabiliza a instalação da unidade, vinculada à Subseção Judiciária de Montes Claros.

A iniciativa irá ampliar o acesso da população do município e da região aos serviços federais, agilizar procedimentos e reduzir a necessidade de deslocamentos. Com a nova estrutura, os cidadãos passam a contar com serviços como acompanhamento processual, atermação de ações, realização de perícias e participação em audiências, de forma mais próxima e acessível.

A UAA é resultado de parceria entre a Justiça Federal da 6ª Região, o Município de Pirapora e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais, por meio da 50ª Subseção da OAB em Pirapora.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 6º Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira destacou a importância estratégica de Pirapora para o desenvolvimento do Norte de Minas, ressaltando que a iniciativa permitirá alcançar uma região com mais de 100 mil pessoas. Ele exaltou a beleza e a relevância histórica do município, lembrando que o rio São Francisco corta a cidade e funciona como um verdadeiro eixo de integração, levando e trazendo não apenas estradas e desenvolvimento, mas também a beleza rústica que marca a identidade de toda a região. "Essa é a 36ª Unidade Avançada de Atendimento (UAA) que inauguramos, nessa região tão bonita. Queremos levar a Justiça Federal para os diversos rincões aqui do Norte de Minas", contextualizou o presidente.

Para o vice-presidente e corregedor regional do TRF6, desembargador federal Ricardo Machado Rabelo, a instalação da UAA simboliza o compromisso permanente do Poder Judiciário com a aproximação da Justiça do cidadão, com a promoção de direitos e com o fortalecimento da cidadania. “Ao trazer a Justiça Federal para mais perto da população, encurtamos distâncias, simplificamos caminhos e asseguramos um atendimento mais célere, eficiente e humanizado aos cidadãos de Pirapora e de toda a região. A acessibilidade à Justiça não se limita ao aspecto geográfico. Ela se traduz em inclusão social, em respeito à dignidade da pessoa humana e na garantia de que todos possam exercer plenamente seus direitos. A UAA nasce exatamente com esse propósito: ser um elo entre o Judiciário e a sociedade, promovendo cidadania e fortalecendo a confiança nas instituições públicas”, afirmou.

Já o prefeito de Pirapora, Alexandre Costa, destacou que o crescimento do município é resultado do esforço conjunto de diversos parceiros institucionais. Segundo ele, a OAB tem sido uma aliada fundamental da administração municipal. Ele citou como exemplo o prédio construído em parceria com a OAB, que começou como uma aposta, mesmo sem a existência inicial de um terreno (e que, hoje, se consolida como uma realidade). “A chegada da Justiça Federal é muito importante para nós. Pois, encurta distâncias e proporciona conforto e comodidade para quem precisa do serviço público”, comemorou.

Lembrando da importância de Pirapora para a região do Norte de Minas, o diretor da Subseção Judiciária de Montes Claros, juiz federal Paulo Máximo de Castro Cabacinha, ressaltou os impactos positivos da nova unidade para a população. Segundo ele, antes da implantação do serviço, muitos cidadãos precisavam se deslocar por mais de duas horas até Montes Claros para ter acesso à Justiça Federal. Com a nova estrutura, esse deslocamento é reduzido significativamente, aproximando a Justiça do jurisdicionado. “Tudo isso representa mais cidadania e acesso à justiça”, afirmou.

OAB destaca importância da Unidade Avançada para advogados e moradores

Já o presidente da OAB de Pirapora, João Rafael Santos Silva, destacou o papel fundamental da Justiça no desenvolvimento da sociedade, ressaltando que seu avanço contribui para a evolução coletiva, especialmente quando ocorre de forma interdisciplinar. Segundo ele, a integração entre instituições que atuam no sistema de Justiça é essencial para garantir que seus benefícios cheguem a todos, reforçando o compromisso com a população. “Isso nos deixa muito felizes”, afirmou.

Para o vice-presidente da OAB Jovem de Minas Gerais, Maurício Aguiar, a Unidade Avançada de Atendimento instalada em Pirapora representa mais dignidade para a população local. Segundo ele, a unidade amplia significativamente o alcance dos serviços, facilitando tanto o trabalho dos advogados quanto o contato direto com seus clientes. “A presença da unidade federal na cidade não apenas aproxima a Justiça da população, mas também contribui para um atendimento mais ágil e acessível em toda a região”, explicou.

Representantes dos três Poderes prestigiaram a cerimônia

A solenidade de descerramento da placa e instalação da UAA em Pirapora contou com a presença de representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, membros do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), além de convidados.

Integraram a mesa de honra, o presidente do Tribunal Regional Federal da 6º região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira; o vice-presidente e corregedor regional do TRF6, desembargador federal Ricardo Machado Rabelo; o prefeito de Pirapora, Alexandro Costa; o secretário-geral da presidência do TRF6, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento; o diretor-geral do TRF6, Jânio Mady dos Santos; o juiz auxiliar da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (COJEF) da 6ª Região, o juiz federal Ronaldo Santos de Oliveira, representando o coordenador da COJEF, desembargador federal Grégore Moura; o diretor da Subseção Judiciária de Montes Claros, juiz federal Paulo Máximo de Castro Cabacinha, representando o diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, o juiz Federal José Carlos Machado Júnior; a­ vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seção Minas Gerais, Núbia de Paula, representando o presidente da OAB Minas Gerais, Gustavo Chalfun; o presidente da 50ª Subseção da OAB, João Rafael Santos Silva; o juiz de direito da 2ª Vara Cível da Infância e da Juventude da Comarca de Pirapora, Carlos Renato de Oliveira Corrêa, representando o diretor do Foro da Comarca de Pirapora, o juiz de direito Diógenes Serra Azul Albuquerque; o comandante do 55º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Rafael Muniz; a secretária-geral adjunta da OAB - Seção Minas Gerais, Cássia Marize Hátem Guimarães, dentre outras autoridades.

Confira abaixo a galeria de fotos do evento.

IMG_7823e

Botão voltar