Presidente do TRF6 prestigiou o encerramento da 1ª Jornada do Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia

Fotografia retangular colorida com homens e mulheres sentados em uma mesa retangular e, à direita, uma mulher fala ao microfone. Presidente Mônica Sifuentes assiste à palestra da Ministra Cármem Lúcia
Presidente Mônica Sifuentes assiste à palestra da Ministra Cármem Lúcia

A Presidente do TRF6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região), desembargadora federal Mônica Sifuentes, compôs a mesa de autoridades da solenidade de encerramento da 1ª Jornada do Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia, no campus da UFMG. O evento faz parte da celebração dos 95 anos da universidade.

O destaque da cerimônia foi a palestra da Ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármem Lúcia, que falou sobre a Constituição Federal de 1988 e a sua importância para a democracia brasileira. A magistrada defendeu ainda a verdade dos fatos, da ciência e do conhecimento adquirido.

Fotografia vertical colorida com vários homens e mulheres lado a lado. Legenda: Participantes do evento de encerramento da 1ª Jornada do Programa UFMG de
Formação Cidadã em Defesa da Democracia.
Participantes do evento de encerramento da 1ª Jornada do Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia

“Negar essa verdade é negar a trajetória da humanidade neste planeta. E cultivar a desinformação é promover uma nova forma de escravidão, por meio do domínio da mente, do domínio por dentro. Como combater isso, se as pessoas querem acreditar e alegam que estão exercendo sua liberdade? Só com informação correta será possível dar a oportunidade de as pessoas decidirem de forma diferente”, declarou a ministra Cármem Lúcia.

Programa de Formação Cidadã em Defesa da Democracia

A UFMG criou o Programa como resposta a um chamado do STF às instituições e à sociedade civil. Estão em andamento cerca de duas dezenas de projetos de ensino, pesquisa e extensão dedicados ao combate à desinformação, em diversas áreas do conhecimento.

Compuseram a mesa de honra da solenidade, além da Presidente do TRF6, Mônica Sifuentes, a Reitora da UFMG Sandra Goulart Almeida; a ministra Cármen Lúcia; a professora Fábia lima; o Chefe da Procuradoria Regional e Federal da 6ª Região, Gustavo Rosa da Silva; a Reitora da UFMG na gestão 2002-2006, Ana Lúcia Gazzola, o Reitor na gestão 2006-2010, Ronaldo Pena; o Presidente do Instituto dos Advogados do Brasil, Felipe Martins, e o Vice-reitor Alessandro Moreira.

Botão voltar