No último dia 18/09, a equipe da Coordenadoria-Geral de Projetos esteve presente em reunião preparatória para a edição 2023 do “Rua de Direitos”.
Coordenado pelo TJMG, o evento contará pela primeira vez com efetiva participação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, além de outras instituições como TRE, TRT, INSS, DPU/DPE, AGU, UFMG, CMMG, SERVAS, SENAC.
O TRF6 atenderá às pessoas em situação de rua, levando cidadania e dignidade por meio dos serviços oferecidos, principalmente pelos Juizados Especiais Federais, tais como benefícios previdenciários e assistenciais.
A edição deste ano acontecerá no dia 28/10/23, no Centro de Referência das Juventudes em Belo Horizonte (Rua Guaicurus, 50), de 9:00 às 15:00 horas e será realizada em conjunto com o Encontro Nacional de Comitês Pop Rua Jus e em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e o Conselho Nacional de Justiça, com a participação de integrantes de comitês de todo o Brasil.
A expectativa é de que essa seja a maior edição do Rua de Direitos realizada até hoje.
As Desembargadoras Federais Luciana P. Costa, responsável pela propositura de medidas necessárias ao cumprimento da Resolução 425/2021 do CNJ no âmbito do TRF6 e Simone S. Lemos, Coordenadora Geral de Projetos do TRF6 e dos Juizados Especiais Federais em 2ª Instância, imbuídas do espírito que rege a Política Nacional de Atenção às Pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades, pretendem que o atendimento a este público seja o mais efetivo possível e que este seja o primeiro passo para outras ações de natureza similar.
Texto: Coordenadoria de Projetos do TRF6