A Presidente do TRF6 participou da XXI Reunião Plenária Anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), realizada em Brasília (DF) nesta quinta-feira (23/11). A presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, representou a Ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, do STJ no evento que reuniu 80 instituições públicas dos três Poderes e esferas (Executivo, Legislativo e Judiciário) e o Ministério Público, além de entidades.
A ENCCLA, criada em 2003 pelo Ministério da Justiça, tem como propósito contribuir para o combate sistemático à lavagem de dinheiro no país. Para o ano de 2024, a estratégia focará em temas relacionados ao meio ambiente e novas tecnologias.
As ações da ENCCLA são fundamentadas na articulação institucional, envolvendo debates, aprimoramento e seleção de propostas que serão posteriormente transformadas em ações.
Os resultados práticos dessa articulação institucional se traduzem em medidas concretas para a implementação de políticas públicas de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Isso ocorre por meio de proposições normativas, aprimoramento de estruturas administrativas e fluxo de informações, formulação de guias e diagnósticos, programas de treinamento e capacitação, além da divulgação e implementação de boas práticas no serviço público, entre outras iniciativas.
Durante a cerimônia a presidente do TRF da 6ª Região afirmou que “o Conselho da Justiça Federal (CJF) por meio dos seus 6 TRFs, apoiam e incentivam as ações promovidas pelo ENCCLA no combate à criminalidade organizada, quanto a corrupção, lavagem de dinheiro e combate ao terrorismo.