(Atualizado em 5 de dezembro de 2023 às 11:34)
A Corregedoria da Justiça Federal da 6ª Região realizou sua última correição de 2023 na Subseção Judiciária de Uberaba. Recebido pela diretora da SSJ, juíza federal Cláudia Salge, e demais magistrados que lá atuam, o vice-presidente e corregedor regional, desembargador federal Vallisney Oliveira, conheceu todas as unidades da Justiça Federal em Uberaba, a qual possui quatro varas federais, uma delas de Juizados Especiais. A visita técnica foi realizada entre os dias 27 e 29 de novembro.
Em reunião com juízes e servidores da subseção, o corregedor falou da importância da interiorização da Justiça Federal no Estado, bem como da importância da própria criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, o que aproximou a Justiça dos cidadãos do Triângulo Mineiro.
Uberaba foi a primeira cidade brasileira fora das capitais brasileiras a inaugurar, em 1987, a Justiça Federal, e a primeira a ter um centro de justiça restaurativa. O município tem se destacado também pelas boas práticas judiciais, tais como a realização de audiências por videoconferência com réus presos, sem necessidade de deslocamento até a sede da Justiça Federal.
Além de Uberaba, a equipe da Corregedoria do TRF6 fez correições nas subseções judiciárias de Manhuaçu, Muriaé, Viçosa, Ponte Nova, São João del-Rei, Lavras, Juiz de Fora e Varginha. Segundo Vallisney Oliveira, “as correições foram muito úteis para verificar in loco o funcionamento atual das varas federais da 6ª Região”.