Universidade de Viçosa doa terreno para construção de nova sede da Subseção do TRF6 no município

Fotografia colorida horizontal de um grupo de pessoas reunidas. Legenda: Desembargadora federal Mônica Sifuentes entre autoridades da Universidade Federal de Viçosa, representantes do TRF6 e da Subseção Judiciária de Viçosa.
Desembargadora federal Mônica Sifuentes entre autoridades da Universidade Federal de Viçosa, representantes do TRF6 e da Subseção Judiciária de Viçosa

Na tarde de 24 de janeiro de 2024, a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Sifuentes, participou da solenidade da doação de terreno pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) ao TRF6. A área será utilizada para a construção da nova sede da subseção do TRF6 na cidade. O evento ocorreu no sítio Criciúma, em Viçosa, na Zona da Mata mineira.

Na ocasião, o reitor da Universidade, professor Demetrius David da Silva, também apresentou o projeto de construção elaborado pelos técnicos da Universidade.

Para a presidente do Tribunal “a doação do terreno da Universidade de Viçosa para o TRF6 faz parte de uma luta de quase oito anos e de uma união de esforços que hoje viabilizam o sonho de entregar a prestação jurisdicional à população dos 25 municípios da região da Justiça Federal de Viçosa, com qualidade e acessibilidade”.

Vale destacar “que a sede da Subseção funciona em imóvel alugado com alto custo, distante do centro da cidade, dos equipamentos urbanos e de outros órgãos como o INSS - além de apresentar problemas de transporte público. Tudo isso dificulta o acesso do cidadão à Justiça Federal”.

A desembargadora federal Mônica Sifuentes agradeceu o Professor Doutor Demetrius David da Silva, pela doação do terreno, bem como, pela elaboração do projeto completo da nova sede, desenvolvido por equipes da Universidade em consonância com os padrões adotados pelo TRF6.

A magistrada salientou: "A excelência da modernidade do ensino prestado pela universidade mineira de modo a torná-la um exemplo nacional. Exemplo de superação das desigualdades sociais, de ascensão dos estudantes pobres para postos de liderança em nosso País. Compromisso não somente de gerar riqueza material, mas riqueza social e cultural, afirmou.”

Emocionada, a presidente do TRF6 afirmou: “Então eu digo que com a doação desse terreno, o professor Demirius, me comove profundamente e aqui deixo registrado nosso compromisso de começar a trabalhar a partir de amanhã para que este sonho partilhado se concretize no menor tempo possível”.

Autoridades e técnicos prestigiaram a solenidade de doação do terreno

Também estiveram presentes no evento: o diretor-geral do TRF6, Edmundo Veras; o juiz federal, Gleuso de Almeida França; o juiz federal, Rafael Araújo Torres; e o diretor de Secretaria (Subseção de Viçosa), Sérgio Alexandre.

Pela Universidade de Viçosa, estavam presentes: o Pró-Reitor de Administração da UFV; Leonardo de Assis Vidigal; o procurador-chefe Adjunto na Procuradoria Federal junto à UFV, Natan de Oliveira Mattos; a diretora de Projetos e Obras da UFV, Bianca Néspoli Cortez; o Assessor Técnico da Procuradoria Federal junto à UFV, Fernando Lee do Nascimento; o Assessor Especial da Pró-Reitoria de Administração (PAD) da UFV, Edivaldo da Silva Pinto; os arquitetos e urbanistas Matheus Freitas de Oliveira e Giovani Correa Giacomini; a engenheira civil da UFV, Andréia Aparecida Lopes Burnier; o engenheiro agrimensor da UFV, Ricardo David Mafia Rigueira; o engenheiro eletricista da UFV, Heitor Sampaio Guimarães.

Crédito das fotos: Universidade Federal de Viçosa

Botão voltar