Unidade de Atendimento Avançado do TRF6 no Nordeste de Minas é a mais rápida do Brasil

Fotografia colorida de um homem falando em um microfone para um auditório cheio de pessoas.

Com um tempo médio de 52 dias até à sentença, a Unidade de Atendimento Avançado (UAA) de Teófilo Otoni (interior do Estado de Minas Gerais) é a mais rápida do Brasil. A informação foi revelada pelo diretor da Subseção Judiciária (SSJ) de Teófilo Otoni, o juiz federal Antônio Lúcio Túlio de Oliveira Barbosa. A jurisdição de Téofilo Otoni abrange 62 municípios e atende a uma população de 1 milhão de habitantes. A cidade de Téofilo Otoni está localizada na Região Nordeste do Estado de Minas Gerais e pertence à mesorregião do Vale do Mucuri. O município está a cerca de 450 quilômetros da capital Belo Horizonte.

Ao lado do diretor Antônio Lúcio Barbosa, o servidor Fernando Gomes Sfredo também apresentou os números da Subseção Judiciária localizada em uma das regiões mais carentes do Sudeste brasileiro. A palestra intitulada “UAA do TRF6 e o impacto no acesso à justiça e na eficiência da tramitação processual” proferida pelo magistrado e pelo servidor ocorreu na abertura dos trabalhos de inspeção do Conselho da Justiça Federal (CJF) realizada na terça-feira (25/6/2024).

Fotografia colorida de um homem segurando um microfone nas mãos em um auditório.
Diretor da SSJ de Teófilo Otoni, juiz federal Antônio Lúcio Barbosa

O diretor da SSJ teófilo-otonense, Antônio Lúcio Barbosa, destacou que, graças ao sistema eproc, é possível fazer o acompanhamento em tempo real de todos os processos. Além disso, ele informou que a SSJ de Teófilo Otoni entrega 15 mil julgamentos por ano e que ocupa o posto de Vara Federal mais rápida do Brasil. “Somos a primeira Vara Federal mais rápida do Brasil”, comemorou o magistrado.

O servidor Fernando Sfredo trabalha na Subseção Judiciária de Téofilo Otoni ao lado do magistrado. Ele explica que, de 2022 a 2023, houve um aumento expressivo no número de pessoas atendidas, estimado em um número de 10 mil processos.

Fotografia colorida de um homem segurando um microfone na mão em um auditório.
Servidor Fernando Sfredo

Fernando Gomes Sfredo também informou que anteriormente a Justiça Federal estava presente em apenas 26 municípios mineiros e que, atualmente, já atende 45 municípios. Ele atribui ao multiverso e ao eproc a razão técnica da eficiência da UAA. “O eproc nos auxilia bastante. Ele realmente é um sistema digital de processos”, elogiou o servidor.

A apresentação do caso de Teófilo Otoni agradou a presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes. Ela agradeceu o empenho e a dedicação da equipe.

Saiba como a UAA de Teófilo Otoni se tornou a mais rápida do Brasil.

Botão voltar