Presidente do TRF6 participa de evento nacional promovido pela ESMAF

Fotografia horizontal mulher de óculos sentada em gabinete, com fone de ouvido, participando de evento virtual.

Na manhã da última quinta-feira, 20 de outubro, a presidente do Tribunal Regional Federal da Sexta Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes, participou da abertura de um evento on-line promovido pela ESMAF (Escola de Magistratura Federal da Primeira Região). O tema de reflexão do encontro – que prosseguiu até o dia seguinte, 21 de outubro – foi os desafios da Justiça Federal no século XXI. Durante os dois dias, foram oferecidas palestras tanto para magistrados quanto para o público em geral.

Ao lado de representantes de escolas da magistratura como o desembargador federal do TRF1 Antônio Souza Prudente, Sifuentes participou virtualmente da mesa de honra do evento. Após agradecer o convite, a presidente do TRF6 ressaltou, em sua intervenção, como a pandemia de COVID-19 acabou remodelando a Justiça Federal brasileira. “Uma pandemia fez com que reformulássemos toda a nossa forma de ver o mundo, e isso hoje é trazido para dentro do sistema de administração judiciário. E aí se revela a coragem e o ineditismo do desembargador [Souza] Prudente, do Dr. Ilan Presser e do desembargador Wilson Alves de Souza, em desenhar esse seminário, que traz temas tão interessantes. Porque o grande desafio da Justiça Federal do século XXI é exatamente repensar a sua forma de trabalho”.

Durante os dias da programação, foram abordados temas como a influência da história do Direito no país, a função constitucional do Poder Judiciário, a tutela jurisdicional do meio ambiente, Judiciário 5.0, inovação, gestão judiciária, os desafios de execução fiscal, estudos de futuro, litigiosidade como fenômeno e cortes digitais. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da ESMAF Primeira Região no Youtube (clique aqui para acessar o link da gravação do primeiro dia).

Texto adaptado de matéria da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Botão voltar