O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em cerimônia realizada na segunda-feira (1/7/2024), no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Ele é o 56º presidente da história do TJMG nos seus 150 anos de existência.
Também tomaram posse o 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o 2º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna; o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, e a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Emmerich.
Estiveram presentes na solenidade autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, representantes do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Defensoria Pública de Minas Gerais, políticos, dirigentes empresariais, representantes da sociedade civil, servidores, colaboradores, familiares dos empossados e demais convidados.
A mesa de honra da solenidade foi composta pelo presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema; pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões; pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite; pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia; Também compuseram a mesa de honra o senador Carlos Viana; o deputado federal Duarte Junior; o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman; o presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), Mônica Sifuentes entre outras autoridades.
Dever cumprido
O desembargador José Arthur Filho disse que deixa a Presidência e retorna integralmente à função jurisdicional. “Com o sentimento do dever cumprido, deixo a atividade administrativa para retornar, integralmente, à função jurisdicional, cônscio da importância singular do Judiciário para ordem pública e o Estado Democrático de Direito”.
Ele também agradeceu a todas e todos que compartilharam o período nestes dois anos de gestão e desejou sucesso aos novos integrantes da direção. “Aos eminentes desembargadores, que assumirão os novos cargos de direção e regerão os destinos do Tribunal no próximo biênio, manifesto os meus votos do mais pleno êxito, na gestão do TJMG, e felicidades no exercício das elevadas funções. Estou certo de que vossas experiências, integridade e dedicação hão de trazer dias gloriosos a essa casa com reflexos positivos para todo o Judiciário”.
Novo presidente
O presidente empossado Luiz Carlos de Azevedo Correa Junior iniciou o discurso rememorando a trajetória percorrida, desde o período em que concorreu ao concurso para promotor de Justiça em Minas Gerais, ingressando no Ministério Público. Em seguida, saudou as autoridades presentes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e manifestou a honra de ser o 56º presidente da história da corte mineira.
"É uma grande honra receber esse encargo. Desde que ingressei na magistratura mineira, em 1992, tenho orgulho de ser juiz de direito. Dediquei-me, assim como meus colegas, diuturnamente, a prestar a jurisdição e cumprir nossas obrigações com alegria e satisfação. Nunca desejei outra profissão; sempre fui grato por essa missão – seja nas audiências, no júri, nas eleições, ao receber partes e advogados, ou analisando autos físicos em casa. Hoje, a única diferença é a virtualização do processo."
Em seguida, saudou as autoridades presentes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo e manifestou a honra de ser o 56º presidente da história da corte mineira.
Presidente TRF6
A presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes fez uma saudação especial ao desembargador José Arthur Filho, destacando os avanços e conquistas de sua gestão à frente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Além disso, deu as boas-vindas ao novo presidente do TJMG, desejando-lhe uma administração de sucesso.
"O desembargador José Arthur Filho encerra seu mandato com êxito, deixando como marcas o dinamismo, a inovação e a capacidade para o diálogo. Uma das iniciativas emblemáticas de sua administração foi a interlocução constante com os órgãos do sistema de Justiça - inclusive com o nosso recém-instalado TRF6 -, o que contribuiu para a criação de uma efetiva rede de cooperação judiciária em Minas Gerais. O TRF6 saúda e dá as boas-vindas ao novo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, desejando-lhe uma exitosa administração. Sua experiência adquirida nas comarcas de Minas Gerais e na Corregedoria-Geral de Justiça o credenciam para uma gestão moderna e eficaz, alinhada ao uso da tecnologia para a melhoria dos serviços, buscando a aproximação do Judiciário com os cidadãos.”
Com informações do TJMG