O presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira, realizou uma visita institucional ao Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, em Juiz de Fora, no dia 7 de outubro de 2024. Na ocasião, foi recebido pelo comandante da unidade, general de brigada Ricardo Augusto Montella de Carvalho.
A sede da Brigada está localizada no histórico Palacete Frederico Ferreira Lage, uma edificação de grande valor arquitetônico e cultural, que passou a abrigar a unidade militar em 1996, após a transferência da 4ª Região Militar para Belo Horizonte. A 4ª Brigada é reconhecida por sua especialização em operações de montanha e seu envolvimento em ações de apoio a tragédias ambientais, como as ocorridas em Petrópolis e, mais recentemente, nas enchentes no Rio Grande do Sul.
Durante a visita, o general Montella destacou a importância histórica do palacete, que já recebeu Dom Pedro II e a família real. "Ele passou uma noite aqui com sua família, e tudo foi preparado para recebê-los, o que foi um grande evento para uma cidade de província, longe do Rio de Janeiro", comentou.
O Palacete impressiona pela riqueza de detalhes, como as escadarias em mármore de Carrara, esculturas trazidas de Paris, vitrais coloridos e um teto decorado com pinturas em estilo neoclássico, muito popular entre os séculos XVIII e XIX.
Ao saudar o presidente do TRF6, o general Montella ressaltou a parceria entre as instituições: "Aqui é o Exército, um parceiro do TRF6. Estamos à disposição para colaborar, especialmente em Minas Gerais, que tem uma dimensão quase continental, demonstrando nossa capilaridade tanto em grandes distritos quanto em áreas menores."
Em resposta, o desembargador Vallisney Oliveira enfatizou a importância da cooperação: "Buscamos sempre fortalecer essa troca de experiências em prol de soluções para nossas atividades. A Justiça Federal está presente em 26 cidades de Minas Gerais, e nossa intenção é expandir ainda mais essa atuação. O Exército é um grande parceiro nessa missão de servir ao país."