O presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira, participou da Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na noite desta segunda-feira (9/12). O desembargador federal André Prado de Vasconcelos também prestigiou a solenidade.
O evento destacou a atuação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na defesa dos interesses da sociedade mineira, celebrando sua contribuição para a preservação da ordem jurídica e do regime democrático.
A solenidade, proposta pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), também homenageou o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, pelo trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos à frente da instituição. Jarbas Soares Júnior ocupa o cargo de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais desde dezembro de 2022, com mandato válido para o biênio 2023/2024. Em 17 de abril de 2024, foi eleito por aclamação presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG).
Parceiro histórico do TRF6, Jarbas Soares Júnior, em 21 de junho de 2024, durante a gestão da então presidente do Tribunal, desembargadora federal Mônica Sifuentes, assinou o acordo de restauração do Solar Norbona, cedido ao Tribunal pelo governador Romeu Zema.
Sobre o homenageado, Vallisney Oliveira afirmou: “Fico muito feliz com a justa homenagem ao procurador-geral de Justiça, que já exerceu esse mandato quatro vezes. O procurador Jarbas é um ícone do Ministério Público Nacional. Seu trabalho incansável pela democracia e pelo diálogo institucional marca seu nome de forma indelével no Ministério Público Mineiro.”