
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediou, no dia 7 de agosto de 2025, o seminário jurídico internacional Brics Legal Studies School 2025, que reuniu especialistas e autoridades para debater o fortalecimento da cooperação jurídica entre os países que integram o bloco dos Brics — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Com o tema “Fortalecimento da cooperação jurídica para um mundo multipolar”, o evento promoveu reflexões sobre os desafios globais contemporâneos no campo do Direito. O desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), Grégore Moura, abordou os impactos da inteligência artificial no cenário dos cybercrimes.
Os participantes assistiram atentamente a palestra do desembargador, que ressaltou a urgência de mecanismos jurídicos eficientes e cooperativos no enfrentamento às novas formas de criminalidade digital.
Durante sua apresentação, o desembargador Grégore Moura reforçou que o avanço da inteligência artificial, ao mesmo tempo em que oferece novas ferramentas para o combate ao crime, também impõe desafios éticos, jurídicos e operacionais aos países. Ele defendeu a necessidade de os sistemas judiciários se atualizarem não apenas em estrutura, mas também em formação técnica, para lidar com uma realidade cada vez mais digital.
A participação do TRF6 no evento reforça o compromisso do Tribunal com a inovação, a cooperação internacional e o enfrentamento qualificado das novas formas de criminalidade que desafiam o Direito contemporâneo.
