Atendimento Multiportas e Multiníveis


Modalidade:

Híbrida: presencial - Laboratório de Inovação e através do aplicativo Teams

Data de realização:

27, 28 e 29/3/2023

Finalidade:

Surgiu a partir da necessidade de melhorar os serviços de atendimento ao público interno e externo no âmbito do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6). Uma vez que devido a instalação do TRF6 e mudança na estrutura, principalmente, das varas da Capital, aumentou consideravelmente a quantidade de atendimentos presenciais, virtuais e via telefone, além disso com o desmembramento da infraestrutura de TI do TRF1 e do TRF6, resultou na indisponibilidade do balcão virtual para o TRF6, até os dias atuais.

Por este motivo, em reunião periódica dos gestores administrativos com a Assessoria de Estratégia/Coordenação do Laboratório de Inovação e a Presidência do Tribunal, a alta administração solicitou a colaboração do iluMinas para analisar a situação, colher as informações dos diversos setores envolvidos e desenvolver um artefato para solucionar o problema.

Atores da Oficina:

  • Internos:  Diretores das Secretarias Únicas da capital, representantes das subseções
  • Externos  Representante da OAB (usuário externo) e Ouvidoria do TJDFT (expertise)

Desenvolvimento:

Durante a imersão, no primeiro encontro, objetiva-se compreender as necessidades, entender o contexto, conhecer os usuários, perceber os
sentimentos e valores, elaborar a primeira declaração do problema.

Os componentes da mesa presencial e virtual se reuniram com o objetivo de discutir o assunto e definir o problema.

Após o primeiro dia de análise dos problemas, iniciou-se o segundo dia de oficina com a recapitulação dos problemas já pontuados e deu-se a chance da representante da OAB e da Secretaria Única de Execução Fiscal apresentarem sua opinião relativamente aos problemas enfrentados pelo atendimento, pois não conseguiram participar da primeira fase. Feito isto, aprofundou-se a análise da questão por meio da técnica "Qual é o Foco?", que foi utilizada para a redefinição do problema.

No ultimo dia de oficina foram realizados as fases de ideação e a prototipação, como resultados os seguintes quadros:

Botão voltar