Central de Inteligência, Segurança e Transporte


Modalidade:

Virtual - Plataforma Teams

Data de realização:

 29/09, 30/09 e 01/10/2020

Finalidade:

Necessidade de alterar da estrutura de inteligência, segurança e transporte para que atendam às definições de desenvolvimento das atividades dos agentes da Polícia Judicial, de maneira eficiente, sem que haja comprometimento da segurança. A inexistência de estrutura adequada, o limitado quantitativo de pessoal existente para o cumprimento das demandas, que abarcam, não somente a segurança de maneira direta, mas também a logística de transporte, de pessoal e material, apresenta a precípua e urgente necessidade de mudança.

Atores da Oficina:

  • Publico interno: Agentes de Segurança, Juízes Federais, Diretoria do foro.

Desenvolvimento:

No primeiro dia de oficina foi apresentado a abordagem do Design Thinking com a finalidade de gerar ideias inovadoras e preparar os participantes para os trabalhos.

Nesta primeira fase, objetiva-se compreender as necessidades, entender o contexto, conhecer os usuários, perceber os sentimentos e valores, elaborar a primeira declaração do problema. Os componentes da mesa se reuniram com o objetivo de discutir o assunto e definir o problema.

No segundo dia de oficina os participantes, sob orientação dos laboratoristas, iniciaram a fase de ideação, cujo objetivo é, inicialmente, propor ideias criativas, sem filtros de restrição ou viabilidade. Nesta etapa o foco principal é gerar muitas ideias, sem julgamentos ou censura, destravando a criatividade dos membros do grupo para que mesmo ideias incipientes ou incompletas sejam postas na mesa, pois poderão ser complementadas pelo grupo; na sequência, o grupo lê cada ideia e inicia o processo de construir sobre a ideia do outro, acrescentando, combinando e recompondo ideias. Por fim, as propostas de solução geradas são submetidas a um filtro de viabilidade técnica, legal/financeira e de desejabilidade para o usuário (user experience). Com essas premissas, foi feito um brainstorming para geração de ideias para solução do desafio, e posteriormente as ideias foram categorizadas conforme descrito abaixo:

Finalmente, no último dia chegou-se à fase de prototipação. Nesta fase, objetiva-se criar um protótipo de baixo custo para apresentação à administração. O grupo escolheu o modelo de Mapa Mental para apresentação do protótipo.

Botão voltar