CJF recebe a exposição fotográfica “Casas da Justiça e Quem é o Jurisdicionado”

Fotografia colorida horizontal da Exposição "Casas da Justiça e Quem é o Jurisdicionado" no CJF.
Exposição "Casas da Justiça e Quem é o Jurisdicionado" no CJF

O Conselho da Justiça Federal (CJF) recebe, a partir desta quarta-feira (3), em sua sede, em Brasília (DF), a exposição fotográfica “Casas da Justiça e Quem é o Jurisdicionado”, remontada em comemoração ao 35º aniversário de instalação dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Regiões, com o objetivo de preservar, valorizar e divulgar a memória da Justiça Federal de 2º grau.

A mostra, que integrou o projeto “A Justiça Federal nos 35 anos da Constituição da República”, realizado entre abril e outubro de 2023, está sendo exibida no hall de entrada do térreo, em frente ao Centro de Memória do CJF, e estará aberta para visitação pelo público em geral, de segunda a sexta-feira, das 11 às 19 horas, até o dia 3 de maio de 2024.

Sobre a exposição

Organizada pela Corregedoria-Geral da Justiça Federal, com a colaboração dos seis TRFs e das sessões judiciárias, e executada pela Assessoria de Comunicação Social do Conselho (Ascom/CJF), a mostra “Casas da Justiça e Quem é o Jurisdicionado” foi exibida no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro (RJ), entre 3 de outubro e 12 de novembro de 2023, e foi vista por 15.320 pessoas.

A exposição, que pode ser visitada virtualmente no Portal do Conselho, retrata sob os pontos de vista arquitetônico, social, cultural e econômico, a história da evolução da Justiça Federal, e revela a diversidade do povo brasileiro, que conta com a Justiça para fazer valer os seus direitos e a democracia. O objetivo é registrar as contribuições da Justiça Federal para a consolidação do Estado Democrático de Direito, o combate às desigualdades e a paz social, além de provocar discussões sobre as conquistas e os desafios futuros.

Por meio de 64 imagens de cidadãos brasileiros, as fotografias de “Quem é o Jurisdicionado” retratam a luta da população na busca por justiça. Já a mostra “Casas da Justiça” traz em 59 fotos coloridas uma linha do tempo das instalações dos órgãos da Justiça Federal, ou seja, desde as construções dos prédios de fóruns, tribunais e seções judiciárias até os dias de hoje.

Serviço

Período: de 3 de abril a 3 de maio de 2024

Horário: segunda a sexta-feira, das 11 às 19 horas

Público-alvo: público em geral

Classificação indicativa: livre

Valor: gratuito

Local: andar térreo, em frente o Centro de Memória do CJF

Fonte: CJF

Botão voltar