Desembargador federal Ricardo Machado Rabelo recebe homenagem pela condução dos trabalhos da Mesa de Repactuação junto ao TRF6

Nesta imagem há três pessoas posadas em pé para uma fotografia. Há um homem de terno ao centro da imagem e duas mulheres, uma de vestido azul e outra de paletó.
Desembargador federal Ricardo Machado Rabelo ao lado da esposa (à esquerda) e da presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes (à direita)

O governador Romeu Zema presidiu, nesta terça-feira (16/7), em Mariana, na região Central do Estado, a cerimônia oficial em comemoração ao Dia de Minas. Nesta data, simbolicamente, a capital do Estado é transferida para Mariana, primeira capital mineira, que comemora 328 anos de fundação em 2024. A data foi marcada pela entrega da “Medalha do Dia de Minas” – uma homenagem a pessoas e instituições com atuação em defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana. A entrega das honrarias foi realizada na Praça Minas Gerais, a programação teve início com uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Neste ano, a tradicional Medalha Dia do Estado de Minas Gerais tem um objetivo ainda mais nobre. Entre pessoas, instituições, organizações e representantes da sociedade civil homenageadas, também vão estar nomes com atuação em defesa de uma repactuação justa do acordo referente à tragédia de Mariana.

Há quase uma década, as famílias das vítimas, atingidos e todos os prejudicados direta e indiretamente pelo desastre aguardam por uma repactuação justa e adequada que proporcione a reparação integral pelos danos causados.

A presidente do TRF6, desembargadora federal Monica Sifuentes, destacou a importância de reconhecer os esforços daqueles que, incansavelmente, trabalham pela justiça e pela recuperação das comunidades afetadas. "Este é um momento de celebração da nossa história, mas também de reflexão sobre nosso papel na construção de um futuro mais justo e solidário para todos os mineiros", afirmou.

Nesta imagem há um homem branco de terno e óculos em pé com um colar comemorativo.
Foto: Dirceu Aurélio / MG

Entre os homenageados, estava o desembargador federal Ricardo Machado Rabelo, coordenador da Mesa de Repactuação do Caso Mariana junto ao TRF6. Sua atuação tem sido fundamental na busca por soluções que garantam a reparação e o apoio às vítimas. "O trabalho de repactuação é complexo e exige comprometimento. Estamos empenhados em garantir que os direitos dos atingidos sejam plenamente respeitados e que a justiça seja feita", declarou Rabelo.

Mariana, a primeira cidade de Minas Gerais e conhecida como o "berço da civilização mineira", foi o cenário perfeito para celebrar a história e a resiliência do povo mineiro. Desde os tempos coloniais, Minas Gerais tem se destacado por suas contribuições históricas e culturais, sendo palco da Inconfidência Mineira e lar de ilustres inconfidentes.

O TRF6 deseja que este 16 de julho seja uma oportunidade para celebrar, refletir e compartilhar o amor por Minas Gerais. Viva Minas Gerais, terra de montanhas, coragem e hospitalidade!

#OdiadeMinasGerais #TRF6 #MinasGerais #Mariana #CulturaMineira #Justiça #Resiliência

Botão voltar