Desembargadora federal do TRF6 é designada para Comitê PopRuaJud

Fotografia de uma mulher branca (plano americano)

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) designou a desembargadora federal Luciana Pinheiro Costa para fazer parte do Comitê Nacional PopRuaJud. O grupo foi criado em 2021 com os objetivos de gerir, implementar e aperfeiçoar a Política Nacional de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, instituída pelo CNJ no mesmo ano, no âmbito de todo o Poder Judiciário. A portaria foi publicada no dia 4 de março de 2024.

Sobre o compromisso de representar o TRF 6ª Região no comitê nacional de atenção prioritária à população de rua, Luciana Pinheiro Costa disse se sentir não apenas honrada mas também desafiada. “Levar justiça a este público, que tem características tão específicas, acolhendo suas fragilidades, constitui trabalho desafiador e em rede, o qual exige disposição, criatividade, busca de maneiras criativas de flexibilização de regras processuais para garantir resolução de conflitos com inclusão e pacificação social.”

O comitê é composto atualmente por 39 membros, dentre eles(as) juízes, procuradores, defensores públicos, desembargadores e ministros de variados órgãos e estados do Brasil.

Esta imagem é um logotipo para a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. 
No lado direito, há o texto "Pop Rua Jud" em letras cursivas e coloridas (roxo, laranja e azul), que é a abreviação para "População de Rua Judiciário". Abaixo, em letras menores e em azul, está escrito o nome completo da política: "Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades".

O logotipo transmite uma mensagem de acolhimento, inclusão e respeito aos direitos das pessoas em situação de rua. O círculo incompleto sugere que ainda há muito a ser feito, mas que a política está em constante construção e evolução.
Botão voltar