Desembargadores federais do TRF6 são homenageados no IAMG

Fotografia colorida de um homem de terno, gravata e óculos e uma mulher com uma medalha do Instituto dos Advogados de Minas Gerais ao redor do pescoço.
A presidente do TRF 6ª Região recebeu a distinção das mãos do advogado Marcelo Romanelli, um dos membros da nova diretoria do IAMG

Na noite desta quinta-feira (07/03/24), a presidente de TRF 6ª Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes, foi agraciada com uma comenda oficial, entregue no Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG). O ato foi realizado no Auditório Liberdade da PUC Minas, em Belo Horizonte, durante a cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2024-2027. A solenidade celebrou ainda os 109 anos da instituição. O desembargador federal Grégore Moura também foi homenageado no evento.

Mônica Sifuentes recebeu a “Medalha do Instituto dos Advogados de Minas Gerais” na categoria “Magistratura”, edição 2022, concedida a expoentes da carreira jurídica no Estado. Ao lado dela, foram igualmente agraciados a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Sandra Almeida (categoria “Especial”), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Afrânio Vilela (também na categoria “Magistratura”) e o promotor Jairo Moreira (categoria “Ministério Público”), dentre outros. O desembargador federal Grégore Moura foi homenageado na categoria “Magistério Jurídico”.

Em seu discurso de posse, o advogado Jean Carlos Fernandes, 36º presidente do IAMG, reforçou a necessidade de fortalecimento das instituições como uma forma de investimento na proteção da liberdade, na promoção da igualdade e na garantia de um futuro democrático sólido para as próximas gerações. Ele reafirmou também o compromisso de fomentar o debate acadêmico, consolidar parcerias e promover a atualização constante dos profissionais, mantendo o IAMG como um centro de excelência e vanguarda jurídica.

Dentre as autoridades que compuseram a mesa de honra na solenidade, encontravam-se: o desembargador Roberto Soares Paes (representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais); o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa Castro (representando o governador); o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Minas Gerais (OAB/MG), Sérgio Leonardo; a professora Wilba Lúcia Bernardes, diretora da Faculdade Mineira de Direito; e o padre Luís Henrique Silva, representando a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Com informações do IAMG. Imagem: Agência VISS.

Botão voltar