Na tarde do dia 27 de maio de 2025, o Iluminas - Laboratório de Inovação do TRF6 - promoveu mais uma edição da série “Colaborações – Diálogos que aprimoram o TRF6”, com a oficina “Como realizar pesquisas no Módulo de Jurisprudência do TRF6”. A apresentação foi conduzida pela servidora Leandra Mara Fernandes Zocrato, que atua no Nugepnac - Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas - e compartilhou sua experiência e conhecimento sobre o funcionamento do módulo de jurisprudência e a importância da gestão de precedentes no âmbito da Justiça Federal. A oficina contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre magistrados, servidores e colaboradores do Tribunal.
A abertura da oficina foi feita pela integrante da equipe do iluMinas, Daniele Guimarães, que destacou o propósito da iniciativa: “O nosso lema é ‘Diálogos que aprimoram o TRF6’ e é exatamente isso que buscamos aqui: criar espaços abertos de troca, em que especialistas compartilham conhecimentos e práticas sobre novas tecnologias e ferramentas que podem transformar e aprimorar a atuação de todos nós, membros da comunidade do tribunal.”
Na sequência, a Juíza Federal Auxiliar da Presidência Cláudia Salge, Coordenadora do Nugepnac, destacou a relevância do evento: “Gostaria de agradecer profundamente ao iluMinas por nos dar essa oportunidade de mostrar o Nugepnac, o nosso trabalho. A nossa função maior é a divulgação dos precedentes, tanto dos tribunais superiores quanto do nosso próprio tribunal, para auxiliar no julgamento.”
Durante sua apresentação, Leandra Zocrato destacou a relevância da atuação da primeira instância na identificação de demandas repetitivas: “É importante que a primeira instância tenha também a consciência dessa possibilidade de instauração do IRDR para evitar que vários processos tramitem nas diversas subseções e cada um julgue de uma forma. Isso gera insegurança jurídica.” Além disso, ela demonstrou, passo a passo, como acessar o Módulo de Jurisprudência do TRF6 e compartilhou dicas valiosas sobre como realizar pesquisas eficientes. Os participantes puderam acompanhar em tempo real e realizar testes práticos durante sua fala, o que tornou a oficina ainda mais interativa e proveitosa.
Durante a oficina, foram abordados diversos pontos relevantes, entre eles:
A oficina foi encerrada com uma reflexão sobre a importância da cultura de precedentes para a eficiência e a segurança jurídica no TRF6. O Analista Judiciário Victor Lisboa, da Subseção Judiciária de Muriaé, destacou: “Parabéns pela apresentação! Muito didática e útil para o nosso dia a dia.”
Se você não pôde acompanhar ao vivo ou deseja rever os conteúdos apresentados, o vídeo completo dessa oficina e das anteriores já estão disponíveis na página do iluMinas: Série Colaborações - JUSTIÇA FEDERAL
A próxima edição da série “Colaborações – Diálogos que aprimoram o TRF6” será realizada no dia 30 de junho de 2025, às 17h, com o tema “Como gerar textos-padrão no e-Proc”, apresentada pelo juiz federal Gustavo Baião e pelo servidor Rafael Ribeiro. Participe!