IluMinas realiza Oficina de Design Thinking e desenvolve protótipos para aperfeiçoar comunicação e boas práticas no TRF6

A imagem tem vinte e quatro pessoas posadas para a fotografia, sendo dezessete mulheres e sete homens, há sete pessoas sentadas e dezessete de pé. Todas as pessoas estão atrás de uma mesa, dentro de um escritório. No canto direito da imagem há três mulheres segurando um cartaz.

Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, o Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) realizou uma oficina com a participação das equipes de assessoria dos 18 desembargadores federais e da Secretaria Processual Unificada. Na ocasião, foram desenvolvidos dois protótipos aplicando a metodologia de Design Thinking.

Durante os três dias de oficina, os servidores puderam discutir temas relevantes como eproc, jurisprudência, boas práticas, comunicação, cooperação com outros tribunais e treinamento, entre outros.

A abordagem de Design Thinking utiliza basicamente três etapas: na etapa de imersão, os problemas são discutidos em profundidade; na etapa de ideação, o foco é o desenvolvimento de soluções, seguido pela análise de impacto e viabilidade de implementação; e, na etapa de prototipação, elabora-se um protótipo, que pode ser de baixa, média ou alta fidelidade.

No primeiro dia da oficina, após a etapa de imersão, a equipe definiu a pergunta-problema que orientou os demais dias do encontro: como utilizar a comunicação para otimizar os trabalhos e aprimorar a troca de boas práticas entre os gabinetes e entre estes e a secretaria, visando à uniformização do fluxo de trabalho?

No segundo dia, durante a etapa de ideação, foram discutidas soluções para a pergunta-problema. Com o auxílio de uma matriz de posicionamento, que avalia a viabilidade e o impacto de implementação, os participantes selecionaram as ideias que seriam prototipadas na manhã seguinte.

Nesta imagem há doze pessoas distribuídas em uma sala de reunião. Há cinco homens e sete mulheres, e três pessoas em pé, sendo um homem e duas mulheres. Ninguém está posado para a foto.

No último dia da oficina, foram desenvolvidos dois protótipos, passíveis de implementação imediata, com o objetivo de aprimorar e elevar a excelência na prestação jurisdicional: "Jurisprudência 1.0" e "Boas Práticas do eproc".

O protótipo "Jurisprudência 1.0" permitirá uma pesquisa avançada e refinada da jurisprudência do Pleno, das Seções, das Turmas e dos gabinetes, utilizando pastas compartilhadas e padronizadas no OneDrive, ferramenta do Office 365. As atualizações serão realizadas mensalmente, até que uma solução definitiva seja implementada.

O protótipo "Boas Práticas do eproc" tem como objetivo criar um grupo de discussão organizado pela Secretaria Processual Unificada, com planilhas compartilhadas que serão alimentadas por cada gabinete, destacando automatizações bem-sucedidas, preferências e boas práticas.

Nesta imagem há uma mulher branca com traje formal, uma blusa branca de manga longa, com uma caneta na mão colocando um papel em um cartaz, em sua volta há outras pessoas conversando.

Todos os protótipos idealizados são passíveis de implementação imediata e têm como objetivo unificar e padronizar os métodos de trabalho.

Durante as oficinas, outras necessidades foram levantadas pelos gabinetes e servirão como ponto de partida para o desenvolvimento, em médio e longo prazo, de novos protótipos com soluções mais aprofundadas e sofisticadas. Os trabalhos realizados foram fundamentais para o mapeamento de oportunidades de atuação futura do iluMinas.

O sucesso da oficina de Design Thinking promovida pelo iluMinas demonstra o compromisso do TRF6 com a inovação e a eficiência no âmbito judiciário. As soluções criadas não só fortalecem a integração entre os gabinetes e a Secretaria Processual Unificada, como também apontam para novas possibilidades de aprimoramento contínuo. A partir dos protótipos desenvolvidos e das ideias discutidas, o tribunal dá um importante passo rumo a uma gestão mais ágil e colaborativa, beneficiando servidores e, sobretudo, a sociedade que busca pela excelência no atendimento e na prestação jurisdicional.

A imagem tem vinte e quatro pessoas posadas para a fotografia, sendo dezessete mulheres e sete homens, há sete pessoas sentadas e dezessete de pé. Todas as pessoas estão atrás de uma mesa, dentro de um escritório.

Botão voltar