Edilson Vitorelli


Pós-doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia, com período de pesquisa no max Planck. Institute for Procedural Law (Luxemburgo). 
Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. 
Mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. 
Foi Professor visitante na Stanford Law School e pesquisador visitante na Harvard Law School. 
É professor Adjunto nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. 
Autor de oito livros, destacando-se “O devido Processo Legal Coletivo” (Editora RT, 3 ed., 2022). Essa obra recebeu o prêmio Mauro Cappelletti, da International Association of Procedural Law, como melhor livro sobre processo no mundo. É a única obra editada em língua portuguesa a receber a premiação. Escreveu também “Processo Civil Estrutural; teoria e prática” (Editora Juspodivm, 4.ed., 2023), Processo Coletivo e Direito à Participação (Editora Juspodivm, 2022) e Introdução ao Processo Civil e à Resolução de Conflitos (Editora Juspodivm, 2.ed., 2023). 
É autor de dezenas de artigos científicos, publicados no Brasil e no exterior, em português, inglês e espanhol. 
Foi Procurador da República por quase quinze anos, tendo recebido, por três vezes, o Prêmio República, que destaca as melhores atuações do Ministério Público Federal. Integrou a força-tarefa do Ministério Público Federal para atuação nos desastres de Mariana e Brumadinho. Foi um dos negociadores e signatário do acordo global de Brumadinho, o maior acordo já celebrado no Judiciário latino-americano, superando os 37 bilhões de reais. 

Botão voltar