Mônica Sifuentes


MONICA SIFUENTES é Desembargadora do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, tendo sido nomeada presidente em 18 de agosto de 2022. Foi Juíza Estadual em MG (1992) e Juíza Federal nos estados da BA, MG e DF (1993).

Em 18 de março de 2010 foi nomeada Desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, exercendo suas atribuições na 2ª Turma (Direito Previdenciário e Servidor Público e 3ª Turma (Direito Penal e Improbidade Administrativa). Foi Corregedora Regional do TRF1 no período de abril a agosto de 2022.

Exerceu a função de Juíza de Enlace no Brasil para a Conferência da Haia de Direito Internacional Privado e, nessa qualidade, participou como membro da Delegação brasileira das Reuniões da Comissão Especial para análise da implementação da Convenção daHaia de 1980, relativa ao Sequestro Internacional de Crianças em 2006, 2011 e 2017.

É Doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais e Faculdade de Direito de Lisboa, bem como Mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Tráfico Internacional de pessoas (American University – Washington College of Law).

Nos anos 2016/2017 participou do Hubert H. Humphrey Fellowship Program, da Comissão Fulbright, nos Estados Unidos, tendo sido selecionada em concurso internacional.

Em 23 de março de 2022, foi agraciada com o Diploma Bertha Lutz, outorgado pelo Senado Federal em reconhecimento por sua relevante contribuição em defesa dos direitos da mulher e questões de gênero.

Exerceu o magistério  na Faculdade de Direito Milton Campos  e IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público. É Professora da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região. Autora de livros jurídicos e artigos publicados no Brasil e no exterior.

Botão voltar