Melhoria da comunicação com a CEF


Modalidade:

Híbrida

Data de realização:

20, 22 e 27/09/2021.

Finalidade:

A primeira oficina híbrida realizada por um Laboratório no Brasil, teve como finalidade identificar os problemas de comunicação entre a Justiça Federal e a Caixa Econômica Federal para facilitar o cumprimento das demandas institucionais.

Atores da Oficina:

  • Interno presencial: Juízes Federais, servidores de vara, servidor de recursos humanos, servidor do setor financeiro.
  • Interno virtuais: diretores de secretaria de varas do interior.
  • Externo presencial: gerente da CEF de agência da capital.
  • Externo virtual: Atendente da CEF de agência do interior.

Desenvolvimento:

Durante a imersão, no primeiro dia objetivou-se compreender as necessidades, entender o contexto, conhecer os usuários, perceber os sentimentos e valores, com vista a elaboração da primeira declaração do problema.

Os integrantes da oficina se reuniram com o objetivo de discutir o assunto e definir o problema. Foi aberta a oportunidade para cada um dos participantes apresentassem suas necessidades e desafios, conforme quadro abaixo: 

A ideação, realizada no segundo dia de oficina, foi apresentado um vídeo sobre o processo e as etapas do Design Thinking, contextualizando os participantes sobre o objetivo da atual sessão. Foi realizada uma revisão do que foi discutido e produzido na sessão anterior.

na fase de ideação, o objetivo é propor ideias criativas, sem filtros de restrição ou viabilidade. Nesta etapa o foco principal é gerar muitas ideias, sem julgamentos ou censura, destravando a criatividade dos membros do grupo para que mesmo ideias incipientes ou incompletas sejam postas na mesa, pois poderão ser complementadas pelo grupo; na sequência, o grupo lê cada ideia e inicia o processo de construir sobre a ideia do outro, acrescentando, combinando e recompondo ideias. Por fim, as propostas de solução geradas são submetidas a um filtro de viabilidade técnica, legal/financeira e de desejabilidade para o usuário (user experience). Com essas premissas, foi feito um brainstorming para geração de ideias para solução do desafio, e posteriormente as ideias foram categorizadas conforme descrito abaixo:

No último dia de oficina ocorreu a fase de prototipação, nesta etapa objetiva-se criar um protótipo de baixo custo para apresentação à administração. O grupo escolheu o modelo de Mapa Mental para apresentação do protótipo.

Confira algumas fotos da oficina

Botão voltar