Projeto-piloto de preservação e conservação de 100 processos judiciais pertencentes ao patrimônio histórico da Justiça Federal de Minas Gerais, sob a guarda do Centro de Memória. O escopo do projeto visa à  higienização, preservação, armazenamento e catalogação destes processos que tramitaram na  primeira fase da Justiça Federal (1890 a 1937), além da realização de treinamento da equipe da própria instituição. O projeto contempla o fornecimento de  manuais detalhados sobre o serviço a ser realizado e um arquivo em  planilha eletrônica contendo a catalogação inicial. O projeto conta com a participação de 02 professores-consultores da UFMG.

 Visa fortalecer a relação institucional da Justiça Federal com a sociedade, propiciar a constituição de um guia metodológico para o processamento técnico do restante do conjunto documental, que engloba mais de 3 mil processos e a concepção de projeto descritivo para os documentos textuais.

O projeto piloto com os consultores tem o prazo de setembro/2022 a maio/2023, após este período, pretende-se expandir o trabalho para todos os processos antigos que compõem o acervo histórico da JFMG.

Etapa inicial - Treinamento e limpeza mecânica dos documentos.

Etapa 2 - Montagem das capas em papel filifold

Botão voltar