Nupemec realiza visita técnica ao Cejusc de Muriaé para fortalecer política de conciliação na 6ª Região

A imagem mostra cinco homens em um ambiente de escritório.

No lado esquerdo, dois homens estão em pé, ambos vestindo camisas de botão e calças. Eles usam óculos.

No centro da imagem, um homem de barba e camisa branca de botão, calça social e sapatos pretos, mantém as mãos unidas à frente. Ao lado dele, um homem de terno escuro e gravata, com a mão esquerda ligeiramente levantada.

No lado direito, um homem de terno azul escuro com uma camisa social azul clara e gravata escura sorri levemente.

Em primeiro plano, há dois sofás de couro pretos, de frente um para o outro, com uma mesa de centro entre eles. Sobre a mesa, estão algumas garrafas de água, copos e xícaras. Ao fundo, um armário de madeira e uma mesa de escritório com um monitor de computador são visíveis.
Da esq. para a dir.: diretor de secretaria da Vara Única da SSJ de Muriaé, Jamerson Leandro de Souza Sá; servidor responsável pelo CEJUSC Muriaé, Vitor de Souza Lima e Silva; juiz federal da Vara Única da SSJ de Muriaé, Frederico Pereira Martins; coordenador do NUPEMEC, juiz federal Itelmar Raydan Evangelista; servidor responsável pelo CEJUSC BH, Haroldo Feri

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), vinculado à Coordenadoria Regional de Solução Adequada de Controvérsias (Cojus), prosseguiu, no dia 17 de junho de 2025, com o cronograma de visitas técnicas aos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) da Justiça Federal da 6ª Região. A equipe esteve presente no Cejusc da Subseção Judiciária de Muriaé, em Minas Gerais.

Coordenada pelo juiz federal Itelmar Raydan Evangelista, a iniciativa tem por finalidade conhecer de perto os desafios enfrentados pelas unidades que atuam com métodos autocompositivos, visando ao aprimoramento contínuo da política de conciliação.

A partir dos dados coletados, o Nupemec pretende propor ao Tribunal Regional Federal da 6ª Região medidas de caráter normativo e estrutural que contribuam para o fortalecimento dos Cejuscs e para a ampliação do acesso da população à justiça consensual.

Ao incentivar a resolução pacífica de conflitos, a atuação do Nupemec busca não apenas reduzir o número de processos judiciais, mas, sobretudo, oferecer à sociedade uma alternativa célere, eficiente e acessível para a solução de litígios.

A imagem retrata cinco homens em um ambiente de escritório. Os cinco homens estão vestindo roupas formais.

No meio da sala, uma mesa de vidro com pernas escuras com garrafas de água, copos e um recipiente vermelho em cima da mesa.

Ao fundo, é possível ver uma mesa de escritório com dois monitores de computador e uma cadeira de escritório, e à direita, um armário de madeira.

Botão voltar