Oficina de IA do iluMinas destaca inovação e engajamento no TRF6

A imagem mostra uma reunião virtual sendo realizada por meio de uma plataforma de videoconferência. O foco principal da imagem é um homem branco de terno e gravata, usando um headset. 

No lado direito da tela, há uma lista de participantes, representados por ícones circulares com iniciais de seus nomes. Alguns deles têm a câmera ligada, enquanto outros estão apenas com áudio ou chat ativo.
Desembargador federal Pedro Felipe Santos

Na última quarta-feira, dia 12 de fevereiro, o Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (iluMinas) promoveu a primeira oficina aberta da Série Colaborações. O evento, que faz parte do programa TES - Tecnologias Éticas e Sustentáveis, teve como tema central a Inteligência Artificial Generativa e Engenharia de Prompts.

O desembargador federal Pedro Felipe Santos, coordenador científico do iluMinas, destacou, na abertura da oficina, que "o iluMinas tem a missão de promover e disseminar boas práticas de inovação, trazendo especialistas, como o convidado de hoje, para aprofundar o conhecimento sobre inteligência artificial e suas aplicações no dia a dia do Tribunal."

O especialista convidado foi o juiz de direito Felipe Damous, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, que apresentou os princípios básicos da inteligência artificial generativa e o uso prático de prompts, abordando também suas aplicações e benefícios no Judiciário, as principais plataformas disponíveis, os riscos envolvidos, além de questões relacionadas à privacidade e proteção de dados.

A imagem mostra uma reunião virtual sendo realizada por meio de uma plataforma de videoconferência. O foco principal da imagem é um homem branco de paletó e óculos. 

No lado direito da tela, há uma lista de participantes, representados por ícones circulares com iniciais de seus nomes. Alguns deles têm a câmera ligada, enquanto outros estão apenas com áudio ou chat ativo.

Ao fundo há um conteúdo sendo compartilhando com a frase: "Curso: Prática Jurídica com Inteligência Artificial".
Juiz de direito Felipe Damous, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão

O juiz Felipe Damous destacou que "a inteligência artificial generativa e a engenharia de prompts são essenciais para o futuro do Judiciário. Discutimos como essas tecnologias podem otimizar processos e ampliar o acesso à justiça, sempre com foco no aspecto humano. A interação com os participantes foi enriquecedora, evidenciando o grande interesse da comunidade jurídica em aplicar essas inovações de forma ética e responsável. O Laboratório de Inovação do TRF6 tem promovido o diálogo entre tecnologia e Direito, engajando magistrados e servidores no aprimoramento dos serviços prestados, preservando a segurança jurídica e a qualidade das decisões."

Durante as duas horas de evento, mais de 270 magistrados e servidores acompanharam e participaram ativamente da oficina. O tema foi escolhido como prioritário para as oficinas de 2025 após pesquisa interna realizada pelo iluMinas, em dezembro de 2024, que revelou que mais de 65% dos respondentes nunca haviam utilizado inteligência artificial generativa.

A imagem apresenta uma nuvem de palavras gerada por IA (Inteligência Artificial) com as palavras mais faladas pelos participantes ao final da oficina, como "Excelente", "Obrigada", "Tribunal", entre outras palavras.
Nuvem de palavras gerada por IA com as palavras mais faladas pelos participantes ao final da oficina

Os participantes destacaram o quanto a experiência do encontro foi proveitosa. O servidor Arthur Henrique Silva, assessor da juíza substituta da 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Uberlândia, ressaltou: "Foi esclarecedor perceber que muitas pessoas já estão utilizando ferramentas de LLM no Judiciário. Assim como substituímos as máquinas de escrever pelos teclados, estamos incorporando novas funcionalidades para facilitar o trabalho e melhorar nossa qualidade de vida. Quanto ao receio de substituição, acredito que o fator humano é indispensável. As ferramentas generativas são um caminho sem volta: ou nos adaptamos, ou ficamos para trás. Muito boa a iniciativa do Tribunal em possibilitar a participação dos servidores nessa discussão."

Próximo encontro abordará automações no eproc

A próxima oficina acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro, às 17h, com o tema "Como fazer automações no e-Proc? Enfoque JEF".

A imagem é um banner institucional com um fundo azul claro, divulgando uma iniciativa da Justiça Federal - Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6). O texto principal convida o público a participar da série intitulada "COLABORAÇÕES – Diálogos que aprimoram o TRF-6", promovida pelo Laboratório de Inovação.

No canto superior direito, há um logotipo colorido com o nome "iluMinas - Programa TES", que inclui um desenho de uma lâmpada e uma abelha estilizada.
Ao final da imagem há a imagem de duas pessoas, um homem e uma mulher. Está escrito: "Oficina Aberta 2: Como fazer automações no e-Proc? Enfoque JEF"; Patrícia Lima e Fernando Sfredo, supervisores da Subseção Judiciária de Teófilo Otoni." e "25 e 26 de fevereiro de 2025, ás 17h. Vagas limitadas. Inscrição no link: e uma imagem do site forms".

Botão voltar