No dia 14 de abril, foi realizada, no auditório da sede do TRF6, a cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica entre a ESMAF/TRF1 (Escola da Magistratura Federal da 1ª Região) e a Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 6ª Região. Foram signatários do documento os diretores das escolas, os desembargadores Souza Prudente (TRF1) e Grégore Moura (TRF6).
O compartilhamento do conhecimento foi destacado pelo desembargador Grégore Moura como uma oportunidade oferecida pela cooperação técnica. O magistrado agradeceu à desembargadora Mônica Sifuentes que, segundo ele, é uma entusiasta e incentivadora da Escola da Magistratura.
O desembargador Souza Prudente louvou a parceria entre as escolas da magistratura e destacou a colaboração com órgãos internacionais, como a Corte Interamericana de Direitos Humanos, para ampliar o foco nos direitos humanos fundamentais, área de concentração da Escola da Magistratura da 1ª Região.
Acompanharam o evento desembargadores e juízes federais e servidores de ambas as escolas da magistratura.
Mais cedo, como parte dos eventos relacionados à formalização da cooperação entre as escolas da magistratura, o desembargador Souza Prudente proferiu a palestra “Poder Judiciário republicano em defesa do meio ambiente equilibrado para o desenvolvimento sustentável das presentes e futuras gerações”, no auditório da Dom Helder Escola Superior.
A palestra foi mediada pela juíza federal em Auxílio à Presidência do TRF6, Vânila Cardoso André de Moraes, e teve como debatedores o Diretor e Vice-Diretor da Escola da Magistratura do TRF6, desembargadores Grégore Moreira de Moura e Pedro Felipe Santos, respectivamente, o juiz federal Coordenador pedagógico da Esmaf/TRF1, Ilan Presser, o docente da Esmaf/TRF1, juiz federal Hugo Abas Frazão, e o juiz federal José Carlos Machado Júnior.
A Dom Helder Escola Superior cedeu o espaço em virtude de acordo de cooperação técnica celebrado com o TRF6, em dezembro de 2022. O documento prevê a colaboração entre os celebrantes por meio do intercâmbio de experiências e da integração de procedimentos e de metodologias.
Assista à gravação da palestra no canal da Dom Helder no YouTube: