O presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira, esteve presente na abertura do III Encontro Interinstitucional do eproc, realizado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), nesta segunda-feira (05/05). O evento, promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef-TJMG) teve como objetivo apresentar a plataforma eproc e fomentar discussões sobre inovações tecnológicas nos sistemas judiciais. O Seminário contou com a participação de representantes de diversos tribunais do país, inclusive de magistrados e servidores da área de tecnologia do TRF6.
Por ocasião da abertura do Encontro, o presidente do TRF6 destacou: “Quero parabenizar o Tribunal de Justiça de Minas Gerais por promover esse encontro Nacional e receber representantes de diversos tribunais que agora aderem ao novo sistema criado pelo TRF4. Nós do TRF6 aderimos ao eproc no final de 2022, seguindo os passos do TRF2, e agradecemos muito o TRF4 por isso. Estamos no caminho certo, pois a pesquisa recente aponta 99% de aprovação entre os usuários, um indicador que comprova a eficácia dessa ferramenta colaborativa”.
Criado em 2009 pelo TRF4, o eproc foi desenvolvido com base no diálogo entre magistrados e servidores, priorizando a praticidade no uso diário. A plataforma já é adotada por 18 tribunais, entre os quais os tribunais de Justiça que passaram a adotar o eproc recentemente, e mantém índices elevados de satisfação, graças à sua fácil operacionalidade e boa funcionalidade técnica.
Durante o evento, foi assinado um termo de cooperação técnica pelos novos tribunais aderentes do sistema, nas pessoas dos presidentes dos Tribunais de Justiça de Alagoas (TJAL), do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) e do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), que passarão a utilizar o eproc. Além disso, o presidente do TRF4, desembargador federal Fernando Quadros, recebeu uma homenagem pelos tribunais já integrados à plataforma, em reconhecimento aos serviços prestados o apoio dado pela implantação juntos às Cortes aderentes do novo sistema.
O presidente do TRF4 agradeceu a homenagem e completou: “Eu me sinto muito, muito gratificado. Nós temos três tribunais regionais federais que utilizam o nosso sistema e agora tribunais de justiça dos estados também. Isso nos traz mais responsabilidade e mais vontade de aperfeiçoar. Nenhum modelo se faz se o usuário não contribuir e não se engajar.”