Presidente do TRF6 participa de evento nacional promovido pela ESMAF

Na manhã da última quinta-feira, 20 de outubro, a presidente do Tribunal Regional Federal da Sexta Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes, participou da abertura de um evento on-line promovido pela ESMAF (Escola de Magistratura Federal da Primeira Região). O tema de reflexão do encontro – que prosseguiu até o dia seguinte, 21 de outubro – foi os desafios da Justiça Federal no século XXI. Durante os dois dias, foram oferecidas palestras tanto para magistrados quanto para o público em geral.

Ao lado de representantes de escolas da magistratura como o desembargador federal do TRF1 Antônio Souza Prudente, Sifuentes participou virtualmente da mesa de honra do evento. Após agradecer o convite, a presidente do TRF6 ressaltou, em sua intervenção, como a pandemia de COVID-19 acabou remodelando a Justiça Federal brasileira. “Uma pandemia fez com que reformulássemos toda a nossa forma de ver o mundo, e isso hoje é trazido para dentro do sistema de administração judiciário. E aí se revela a coragem e o ineditismo do desembargador [Souza] Prudente, do Dr. Ilan Presser e do desembargador Wilson Alves de Souza, em desenhar esse seminário, que traz temas tão interessantes. Porque o grande desafio da Justiça Federal do século XXI é exatamente repensar a sua forma de trabalho”.

Durante os dias da programação, foram abordados temas como a influência da história do Direito no país, a função constitucional do Poder Judiciário, a tutela jurisdicional do meio ambiente, Judiciário 5.0, inovação, gestão judiciária, os desafios de execução fiscal, estudos de futuro, litigiosidade como fenômeno e cortes digitais. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da ESMAF Primeira Região no Youtube (clique aqui para acessar o link da gravação do primeiro dia).

Texto adaptado de matéria da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Botão voltar