Presidente do TRF6 participa de evento sobre os 35 anos da Constituição Federal

O ministro Luís Roberto Barroso abriu a terceira edição da "Semana Victor Nunes Leal", nesta quinta-feira (23) com uma palestra sobre a trajetória democrática do ministro Sepúlveda Pertence, falecido em julho deste ano.

O encontro é promovido pelo Instituto Victor Nunes Leal e realizado na Sala de Sessões da Segunda Turma do STF. Barroso fez um resgate histórico da trajetória democrática do ministro José Paulo Sepúlveda Pertence, falecido em julho deste ano.

Durante a palestra magna “A atuação do ministro Sepúlveda Pertence na elaboração e interpretação da Constituição de 1988”, Barroso ressaltou que o ministro era um progressista e que sabia articular de forma a não gerar inimigos. Por isso, segundo o presidente do STF, a Constituição Federal abrange uma vastidão de temas.

Para Barroso, com o poder de debater, Pertence foi uma peça-chave para tornar o Supremo mais proativo na defesa dos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal e na implementação de ações afirmativas.

O ministro aposentado do STF Ayres Britto e a Presidente do TRF6 desembargadora federal, Mônica Sifuentes conduziram palestras sobre o tema.

Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é prestar homenagem ao patrono do instituto, que morreu em 1985, explorando temas jurídicos relevantes para a atualidade e o ambiente acadêmico e científico.

A Semana Victor Nunes Leal é um projeto concebido para oferecer programação abrangente e diversificada, celebrando e disseminando a cultura jurídica.

Botão voltar