Presidente do TRF6 presta homenagem à ministra Assusete Magalhães

Fotografia horizontal colorida de oito homens e quatro mulheres perfilados.

O Conselho da Justiça Federal (CJF) realizou, na segunda-feira (11), na sede do Órgão, a última sessão ordinária de julgamento de 2023. A reunião foi marcada pela despedida da ministra Assusete Magalhães, que deixará o Colegiado no dia 18 de janeiro de 2024 em razão de sua aposentadoria, e pelas posses do ministro Rogerio Schietti Cruz, como membro efetivo do CJF, e dos ministros Ribeiro Dantas e Antonio Saldanha Palheiro, como membros suplentes.

A ministra Assusete Magalhães foi homenageada por seus pares. A presidente do CJF, ministra Maria Thereza de Assis Moura destacou o saber jurídico da magistrada, sua dedicação e a excelência com que a colega sempre desempenhou suas funções, além de destaque no campo jurídico: “Vossa Excelência é um exemplo e uma inspiração para nós, mulheres magistradas. Vossa Excelência honra, não só o Superior Tribunal de Justiça (STJ), como o Conselho da Justiça Federal”.

Ao lado do vice-presidente do CJF e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Og Fernandes, a presidente do Conselho entregou uma placa em homenagem à reconhecida atuação da ministra Assusete Magalhães na magistratura e, em especial, no Conselho, em prol de um Poder Judiciário mais justo, efetivo, humano e de ideal de justiça realizado.

A ministra Assusete Magalhães relembrou sua trajetória profissional e reconheceu todos que contribuíram em sua caminhada: “Em breve, eu deixarei a magistratura, mas o farei com a sensação do dever cumprido. Empreendi todos os meus esforços para bem servir a sociedade brasileira. Se não fiz mais, é porque realmente as minhas limitações não permitiam. Quero dizer que, ao fim deste período de 39 anos na magistratura, estou aqui hoje a agradecer a todos que contribuíram nesta jornada”.

A desembargadora federal Mônica Sifuentes, presidente do TRF6, externou reconhecimento pelo trabalho da ministra e rememorou a alegria de herdar seu acervo no TRF1: “Quando Sua Excelência foi promovida para o STJ, tive o presente, ao ser promovida para o TRF da 1ª Região, de assumir o seu acervo, que era bastante complexo, mas que me permitiu me deleitar com os seus acórdãos e sabedoria”. A desembargadora federal também destacou a importância da trajetória da magistrada: "A ministra Assusete Magalhães, pioneira como primeira presidente do TRF1, é um exemplo inspirador para a magistratura mineira, especialmente para as mulheres, e sua contribuição é inestimável para o estado de Minas Gerais."

Posses de novos membros

No início da sessão de julgamento foi realizada a posse do ministro Rogerio Schietti Cruz como membro efetivo do CJF.e dos ministros Ribeiro Dantas e Antonio Saldanha Palheiro, como membros suplentes do Órgão.

Ao dar as boas-vindas aos novos membros, a presidente do Conselho, ministra Maria Thereza, declarou a satisfação do Colegiado em recebê-los: “Vossas Excelências são magistrados reconhecidos pela competência, compromisso com a jurisdição, o que pode ser demonstrado pela participação de todos nas atividades do STJ, e com a atuação acadêmica permanente”.

Com informações do CJF.

Botão voltar