Presidente do TRF6 prestigia cerimônia de Posse do novo Procurador-Geral da República

Fotografia colorida horizontal de três homens e duas mulheres. Legenda: Da esq. para dir.: Presidente do TRE/DF, desembargador Eleitoral Roberval Casemiro Belinati; Presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes; Presidente do TJDFT, desembargador Cruz Macedo; procurador-geral da República, Paulo Gonet e esposa.
Da esq. para dir.: Presidente do TRE/DF, desembargador Eleitoral Roberval Casemiro Belinati; Presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes; Presidente do TJDFT, desembargador Cruz Macedo; procurador-geral da República, Paulo Gonet e esposa.

A presidente do TRF6, desembargadora federal, Mônica Sifuentes, participou, nesta segunda-feira (18/12), da solenidade de posse de Paulo Gustavo Gonet Branco no cargo de procurador-geral da República. Ele sucede a Augusto Aras à frente do Ministério Público Federal (MPF).

Fotografia colorida vertical de duas mulheres e um homem. Legenda: Desembargadora federal Mônica Sifuentes acompanhada do procurador-geral da República Paulo Gonet e esposa.
Desembargadora federal Mônica Sifuentes acompanhada do procurador-geral da República Paulo Gonet e esposa.

No discurso de posse, Gonet destacou as importantes missões constitucionais do Ministério Público Federal. Ele ressaltou: "refletindo sobre as enormes responsabilidades inerentes à liderança do MPF, lembro das palavras do constituinte de 1988, que nos colocou como co-responsáveis pela proteção e promoção dos direitos fundamentais, sejam eles individuais ou coletivos, pelos direitos sociais, pelas liberdades públicas e pela incessante busca pela igualdade e pelo progresso econômico sustentável."

De acordo com Gonet, o Ministério Público atravessa um momento crucial na história da República democrática. Ele enfatizou: "estamos diante de um passado a ser resgatado, um presente a ser encarado com dedicação e um futuro a ser cuidadosamente preparado. Este é o momento de revitalizar os valores constitucionais que fundamentam a nossa instituição, valores que a tornam única na história e no cenário do direito comparado."

A Presidente do TRF6 parabenizou o novo procurador-geral da República e destacou: “é um momento significativo não apenas para o Ministério Público Federal, mas também para todo o sistema de justiça do nosso país”.

A desembargadora federal também destacou a trajetória do procurador-geral Gonet Branco: “marcada por dedicação e compromisso com a defesa dos princípios fundamentais que sustentam a nossa Constituição. Suas palavras no discurso de posse, que destacaram a relevância das missões constitucionais do MPF, nos lembram da importância de proteger e promover os direitos individuais e coletivos, sociais, das liberdades públicas e da busca incessante pela igualdade e progresso econômico sustentável”.

Para a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região: “a cerimônia de posse, presidida pelo Excelentíssimo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reforça a importância desse cargo e sua influência na defesa do Estado de Direito. Por fim, desejamos ao procurador-geral Paulo Gonet um mandato profícuo, marcado pela busca constante pela justiça e pela defesa dos direitos dos cidadãos brasileiros."

Botão voltar