No dia 29 de setembro, a Presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, participou da cerimônia de entrega da Medalha de Mérito da AGE-MG (Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais). Na ocasião, ela foi agraciada com a honraria ao lado de outras personalidades como o coronel Erlon Botelho, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, e Nilza Aparecida Nogueira, procuradora do Estado.
O evento foi realizado na Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte. A distinção é concedida a pessoas físicas e jurídicas que se destacam por relevantes serviços prestados à advocacia pública ou que contribuem para o seu engrandecimento.
Em seu discurso de abertura, o Advogado-Geral do Estado Sérgio Castro destacou a trajetória de Mônica Sifuentes até a presidência do TRF6. “Desbravadora e ávida a desafios disruptivos, Vossa Excelência demonstra, com sua trajetória, resiliência necessária para a transformação, não apenas na recente missão assumida de estruturar um tribunal do tamanho e da envergadura do nosso TRF6 mas nos desafios que a encorajaram a assumir nobres papéis no decorrer de sua trajetória.”
Por sua vez, sendo a escolhida para discursar em nome dos homenageados, a Presidente do TRF6 chamou a atenção para a “juventude” da Advocacia-Geral do Estado, ao completar 20 anos em 2023. “Uma jovem inovadora que carrega na alma a esperança e a energia para forjar o futuro. Ao mesmo tempo, é uma jovem que reverencia a sua história, entrelaçada aos acontecimentos das Minas Gerais.”