Atualizado em 14/09
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) entregou, nessa quarta-feira (13/09), o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim, a principal honraria da corte. O evento foi realizado em sua sede, no Auditório Vivaldi Moreira, em Belo Horizonte. A cerimônia homenageou personalidades e instituições que prestaram serviços relevantes ao Tribunal ou ao sistema de controle da administração pública. A Presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora federal Mônica Sifuentes, foi uma das 20 personalidades agraciadas com a comenda e foi escolhida para falar em nome dos homenageados.
Em seu discurso, a Presidente do TRF6 lembrou histórias pitorescas contadas pelo pai dela sobre o Ministro José Maria Alkmim e destacou a importância deste para Minas Gerais e Brasil. Mais adiante, Mônica Sifuentes disse que estava muito emocionada de estar entre os agraciados, ressaltando a importância de uma figura feminina na direção de cargos públicos. A magistrada parabenizou também o Tribunal de Contas pelo aniversário dos 88 anos.
O Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Gilberto Diniz, que fez o fechamento do evento, destacou a importância do Colar do Mérito da Corte de Contas. Segundo Diniz, o colar é o “símbolo maior do reconhecimento do Tribunal de Contas de Minas Gerais à inteligência, à liderança, ao compromisso cívico daqueles que prestaram relevantes serviços a esta Casa ou ao Sistema de Controle Externo, a Minas e ao Brasil”.