Presidente do TRF6 recebe Medalha Mérito Tamandaré em cerimônia no RJ

Em uma cerimônia repleta de simbolismo, realizada na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargadora federal Mônica Sifuentes, foi agraciada com a Medalha Mérito Tamandaré. Este evento – que faz parte das comemorações do Dia do Marinheiro - e destacou-se pela presença de importantes personalidades do cenário nacional e simbolizou a união entre as forças armadas, o poder executivo e judiciário.

A solenidade contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Defesa, José Múcio, e do comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen. Eles participaram da tradicional revisão de alguns navios da Força, um ato que reforça o respeito e a parceria entre as instituições do país.

A Medalha Mérito Tamandaré, instituída em 1957, é uma comenda de prestígio destinada a homenagear aqueles que têm contribuído de forma relevante para a divulgação ou o fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. A cerimônia de entrega ocorreu no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, atracado na base naval da Ilha das Cobras, e simboliza o reconhecimento da Marinha aos serviços notáveis prestados pelos homenageados.

A data escolhida para a cerimônia é uma reverência ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, cuja história de vida e dedicação ao Brasil continua a inspirar gerações.

A desembargadora federal Monica Sifuentes expressou sua gratidão sobre o recebimento da honraria: "receber a Medalha Mérito Tamandaré é não apenas uma honra pessoal, mas um símbolo da integração e da cooperação entre o judiciário e as forças armadas. Este reconhecimento reafirma nosso compromisso com a justiça e com os valores que norteiam nossa nação."

Este evento evidencia a importância da sinergia entre diferentes setores do governo e reafirma o compromisso de cada um deles com os ideais de justiça e ordem. A entrega da Medalha Mérito Tamandaré no Dia do Marinheiro é uma lembrança da responsabilidade compartilhada no fortalecimento de um país unido nos ideais da democracia.

Assim, a celebração do Dia do Marinheiro e a homenagem à presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Mônica Sifuentes reiteram a essência do trabalho conjunto entre diferentes esferas do poder, destacando a importância do serviço dedicado e da liderança comprometida para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e harmoniosa.

Botão voltar