O Programa de Atenção à Saúde da Mulher, lançado pelo TRF6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região), em junho de 2023, promoverá sua primeira ação entre os dias 7 e 10 de agosto. A programação das atividades contempla palestras sobre o período do climatério e o espetáculo “Menopausa sem Vergonha”. O evento é destinado às magistradas e às servidoras do tribunal.
As palestras abordarão os seguintes temas: “Etarismo e longevidade”; “Disfunções do Assoalho Pélvico, Sexualidade e Climatério” e “Desmistificando a Terapia Hormonal na Menopausa”.
O espetáculo “Menopausa sem Vergonha” apresentará situações que geram identificação e acolhimento, com um roteiro que fala de ciclos femininos, sexualidade, autoconhecimento e relacionamentos, desde a primeira menstruação, passando pela maternidade, climatério até a menopausa.
Programa de Atenção à Saúde da Mulher – um marco inovador do TRF6
O Programa foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão de Pessoas, a pedido da Presidente do TRF6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região), desembargadora federal Mônica Sifuentes.
A iniciativa visa promover a saúde física e mental das mulheres durante o período do climatério, por meio de ações e atividades educativas, debates, seminários, capacitações e ações afins, que contemplem magistradas e servidoras do TRF6 e da Justiça Federal de 1º Grau em Minas Gerais.
A premissa do programa partiu da necessidade de adoção de políticas voltadas à atenção integral da saúde da mulher, observando as diversidades e especificidades de cada fase da vida. De acordo com dados levantados para subsidiarem as ações no contexto maioria tem 45 anos ou mais.