TRF6 e TJMG discutem ações conjuntas para atendimento aos povos e comunidades tradicionais

A imagem apresenta um grupo de oito pessoas, composto por cinco homens e três mulheres, posando formalmente em um ambiente interno. Todos estão vestidos com trajes sociais. Ao fundo, há uma parede clara e, à direita, um quadro pendurado. O título da imagem, em uma barra azul no topo, é "Visitas Institucionais".

Da esquerda para a direita, a composição do grupo é:

Um homem de terno azul-marinho e gravata azul clara.
Um homem de terno cinza e gravata azul.
Uma mulher de blazer e calça pretos, com uma blusa escura.
Um homem de terno escuro, com camisa clara e gravata escura.
Um homem de terno escuro, com camisa clara e gravata listrada.
Uma mulher de blusa xadrez e calça preta.
Uma mulher de blusa escura e calça preta.
Um homem de terno cinza escuro e gravata listrada.

Na manhã do dia 9 de junho de 2025, o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira, realizou visita institucional ao terceiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Rogério Medeiros.

O encontro teve como principal pauta o fortalecimento do diálogo entre os dois tribunais em torno de projetos voltados às comunidades indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais de Minas Gerais.

Durante a reunião, foi apresentada a proposta do projeto JUSPOVOS, iniciativa da Presidência do TRF6 que visa à criação de um comitê interinstitucional e ao fomento de estudos e ações direcionadas a essas populações. A proposta será articulada com as experiências do CEJUSC Comunidades Tradicionais, unidade do TJMG dedicada à mediação e à solução de conflitos que envolvem os direitos dessas comunidades.

Pelo TRF6, também participaram da reunião o secretário-geral da Presidência, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento, e os assessores Antonio Enoque e Danielle Dolci. Pelo TJMG, estiveram presentes o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, a gerente da Assessoria da Gestão de Inovação, Márcia de Oliveira Silva Montalvão, e a gerente do CEJUSC de 2º Grau e Especializados, Sofia Damasceno Barbosa.

O diálogo foi produtivo e reforçou o compromisso das duas instituições com o respeito à diversidade e a promoção de uma justiça cidadã e inclusiva para os povos tradicionais do estado.

Botão voltar