TRF6 inicia ciclo de palestras sobre preparação para aposentadoria

Imagem colorida com pessoas sentadas em um auditório, olhando para uma mulher que está falando em pé na frente de todos.

Na tarde do dia 11 de dezembro, o TRF6, por meio da SecGP (Secretaria de Gestão de Pessoas), promoveu uma nova edição do programa de preparação para aposentadoria “De Olho no Futuro”. A iniciativa é voltada tanto para servidores e magistrados que já tenham atingido tempo de contribuição legal ou idade para aposentadoria quanto para interessados no assunto. Na ocasião, servidores da capital e do interior (participando na modalidade on-line) se apresentaram e falaram de suas expectativas sobre a aposentadoria e o próprio trabalho.

A terapeuta ocupacional Cecília Xavier foi a primeira palestrante do dia. Antes de discorrer sobre o que seria um PPA (Programa de Preparação para a Aposentadoria), bem como falar da sua importância, ela apresentou aspectos da chamada “Revolução da Longevidade”. “Muita gente que está se aposentando poderia trilhar uma segunda carreira inteira do zero, voltar para a universidade, e quem sabe depois ter uma terceira [carreira]. Essa chave da Revolução da Longevidade tem que virar. Porque senão vocês vão ser engolidos pelos preconceitos, pelo etarismo, que é muito presente no mundo e no Brasil.”

A programação seguiu até o começo da noite, com a palestra “Qualidade de vida e relações interpessoais na aposentadoria”, da psicóloga Cátia Brandão, encerrando o dia.

Botão voltar