Na última quinta-feira (15/05), representantes do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) participaram do evento “Hãmihitupmã Alegrar a Terra”, promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), voltado ao lançamento do Plano de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas Tikmu’un_Maxakali. O evento fez parte do projeto Hãmhi Terra Viva, realizado através da parceria entre Instituto Opaoká e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
O encontro, realizado na sede do MPMG em Belo Horizonte, reuniu representantes de diversas instituições públicas, do povo Maxakali, de organizações da sociedade civil e autoridades políticas, com o objetivo de promover o diálogo interinstitucional sobre questões necessárias aos povos indígenas, bem como apresentar os resultados do projeto. Segundo dados apresentados, o projeto Hãmhi Terra Viva capacitou agentes agroflorestais e viveiristas indígenas para plantio, manejo, produção de mudas, coleta e beneficiamento de sementes; implantou 60 hectares de quintais agroflorestais, 156 hectares de reflorestamento, além da realização do plantio de 112 mil mudas nos territórios indígenas Maxakali, entre outros.
A presença do TRF6 no evento reforça o compromisso da Justiça Federal com a agenda socioambiental mineira e o aprofundamento da cooperação entre o Tribunal e o MPMG, já firmada por meio de Acordo de Cooperação Técnica, assinado em 2024. Tal acordo tem por objetivo promover o intercâmbio de experiências e informações, visando à implementação de ações, projetos e programas interinstitucionais em prol da defesa, conservação, promoção e recuperação do meio ambiente natural, cultural e urbanístico no estado de Minas Gerais.
É importante salientar que no dia 15/05 foi também foi inaugurada a exposição "Hãmhitupmã: alegrar a terra", que ficará aberta para visitação do público até 14 de junho, no Hall das Bandeiras da sede do MPMG (Avenida Álvares Cabral, 1.690, Pilotis, Bairro Santo Agostinho, BH). O TRF6 incentiva todos os servidores(as), magistrados(as), estagiários(as) e prestadores(as) de serviço a conhecerem e apreciarem a exposição.