TRF6 participa da celebração dos 133 anos da 4ª Região Militar

Ao centro da imagem há um homem fardado prestando continência. Já ao fundo da imagem há um grupo maior de pessoas, incluindo homens e mulheres, alguns fardados e muitos de terno. Na parte superior há uma estrutura com uma frase que diz: "Região das Minas do Ouro". No lado direito e no lado esquerdo há dois brasões, o brasão da esquerda é da CML e o brasão da direita é da 4ª RM.
Crédito: 4ª Região Militar

Na última sexta-feira (12/7/2024), o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney Oliveira, representou a presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, na solenidade comemorativa pelo aniversário de 133 anos da 4ª Região Militar em Belo Horizonte. Durante a cerimônia também foi celebrado o Dia do Veterano do Exército, data comemorada em 18 de julho, e entregue a personalidades o Diploma de Amigo da 4ª Região Militar.

Com denominação histórica de “Região das Minas do Ouro”, a 4ª Região Militar tem suas origens no 4º Distrito Militar, criado em 2 de julho de 1891, como reflexo da necessidade de segurança nacional, que já naquela época exigia a presença do Exército em todo o território brasileiro. Em 2007, decorrente do processo de reestruturação do Exército, extinguiu-se o Comando da 4ª Divisão de Exército. Como consequência, a 4ª Região Militar passou a ser o mais alto escalão da Força Terrestre presente em Minas Gerais, tendo sua área de responsabilidade no Estado, exceto no Triângulo Mineiro.

A 4ª Região Militar é uma das unidades mais antigas do Exército do Brasil, denominada inclusive Região das Minas do Ouro em alusão à época colonial, em que Minas Gerais tinha muita riqueza em ouro, o que acabou desaguando na Inconfidência Mineira e dando os primeiros passos para a nossa independência.

Botão voltar