TRF6 participa do Encontro de Diretores de Foro das Seções Judiciárias da Justiça Federal

Foto horizontal colorida mostra quatro pessoas (uma mulher e quatro homens) sentados numa mesa num auditório. A mulher (a Presidente do TRF6) discursa para a plateia.

No dia 18 de maio, o CJF (Conselho da Justiça Federal) realizou a abertura do Encontro de Diretores de Foro das Seções Judiciárias da Justiça Federal, na sede da Seção Judiciária do Paraná, em Curitiba. O encontro reuniu dirigentes das unidades judiciárias da Justiça Federal, presidentes dos Tribunais Regionais Federais e membros das equipes técnicas do CJF, com o objetivo de encontrar soluções para os desafios do Judiciário Federal.

A Presidente do TRF6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região), desembargadora federal Mônica Sifuentes, compôs a mesa diretiva da solenidade de abertura. Também participaram do evento o Diretor-Geral do TRF6, Edmundo Veras, e o Diretor do Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal Antônio Francisco do Nascimento.

Foto horizontal colorida mostra um grupo dos participantes do evento. Todos estão em pé posando para a foto no local do evento, um auditório.

A abertura da cerimônia foi realizada por meio de videoconferência pela Presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministra Maria Thereza de Assis Moura. Em seu pronunciamento, a ministra destacou a importância do evento ao promover a governança e a gestão colaborativa na Justiça Federal. “A gestão eficiente dos foros é essencial para assegurar a celeridade processual, a prestação jurisdicional de qualidade e o acesso à justiça aos cidadãos. Neste momento desafiador, em que todos os gestores públicos enfrentam a constante busca pela otimização dos recursos e o aprimoramento dos serviços prestados, é essencial a criação de espaços de interação e colaboração entre os dirigentes das unidades judiciárias”.

Painel sobre Governança

A Presidente do TRF6, Mônica Sifuentes, fez um discurso na abertura do primeiro painel do dia, que tratou do tema “Governança e gestão colaborativa da Justiça Federal”. A magistrada ressaltou a coloração e compartilhamento de informações com o TRF4 por ocasião da instalação do TRF em Minas Gerais. “A troca de experiência em relação a governança e gestão colaborativa foi muito importante para o nascimento do TRF6”. Também participaram do painel o Secretário-geral do CJF, Daniel Marchionatti, e os diretores executivos do CJF, Gustavo Bicalho Ferreira da Silva e Luiz Antonio Cordeiro.

Compunham a mesa diretiva do Encontro, além da Presidente do TRF6, o Presidente do TRF2, desembargador Guilherme Calmon Nogueira da Gama; o Presidente do TRF4, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira; o desembargador Pedro Braga Filho, representando a Presidência do TRF1; o Secretário-geral do CJF, Daniel Marchionatti, e o Diretor do Foro da SJPR, juiz federal José Antonio Savaris.

Clique aqui para saber mais sobre Encontro de Diretores de Foro das Seções Judiciárias da Justiça Federal

Fotos: TRF4

Botão voltar