O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) marcou presença na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na solenidade de abertura dos trabalhos de 2025. O desembargador federal Flávio Boson representou o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney Oliveira, que foi a Brasília participar da abertura do ano judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF). O governador Romeu Zema também esteve presente, entre outras autoridades estaduais e municipais.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), reconduzido para mais um mandato de dois anos à frente da Mesa da ALMG, destacou, em seu discurso, o protagonismo do Legislativo Mineiro na construção de uma solução viável e menos onerosa para a retomada do pagamento da dívida do Estado com a União, referindo-se ao Programa de Pleno Pagamento das Dívidas dos Estados (Propag); lembrou as discussões sobre a crise climática conduzidas ao longo de 2024 e falou do Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação, realizado em parceria com o BH-Tec, que já tem dez start-ups em processo de aceleração.
Também houve a posse da Mesa da Assembleia para o 2º biênio, com quase a mesma a composição do primeiro biênio da legislatura, com o deputado Tadeu Leite no cargo de presidente. O deputado Gustavo Santana (PL) substituiu o deputado Antonio Carlos Arantes (PL) no cargo de 1º-secretário. Não houve alteração nos demais cargos. Permanecem a deputada Leninha (PT) e os deputados Duarte Bechir (PSD) e Betinho Pinto Coelho (PV), respectivamente, na 1ª, 2ª e 3ª-vice-presidências, bem como os deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT) e João Vítor Xavier (Cidadania), respectivamente, como 2º e 3º secretários.
O desembargador federal Flávio Boson destacou a relevância da solenidade: “A abertura dos trabalhos legislativos é um momento fundamental para reafirmarmos o compromisso com o diálogo institucional e a busca por soluções que impactam diretamente a sociedade mineira. O TRF6 segue atento às demandas do nosso estado, sempre pautado pela responsabilidade e pelo fortalecimento da Justiça Federal. Neste novo ciclo, esperamos continuar colaborando com os demais poderes para garantir o equilíbrio e a efetividade das políticas públicas, promovendo segurança jurídica e desenvolvimento para Minas Gerais.
Homenagem a Newton Cardoso
No início da solenidade, houve um minuto de silêncio pela morte do ex-governador Newton Cardoso. O presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, e o governador Romeu Zema destacaram o legado do ex-governador. “Foi um democrata que dedicou sua vida ao Estado de Minas Gerais. Registro aqui o reconhecimento do Parlamento à sua relevância histórica”, afirmou Tadeu Leite.