O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) sediou, nesta segunda-feira (28/04/2025), o 2º Encontro de Gestão da Justiça Federal - 2025 promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). O evento teve como objetivo principal discutir desafios de gestão dos órgãos envolvidos, o CJF e os TRFs, e buscar encaminhamentos congruentes que contribuam com o aprimoramento das atividades da Justiça Federal em âmbito nacional. O encontro ocorreu no plenário do TRF6.
Pelo TRF6, participou do evento o diretor-geral do TRF6, Jânio Mady dos Santos. Pelo CJF, o diretor executivo de Planejamento e de Orçamento, Gustavo Bicalho Ferreira da Silva, e o diretor executivo de Administração e de Gestão de Pessoas, Luiz Antonio de Souza Cordeiro. Pelos TRFs das demais regiões do Brasil, o juiz Federal Roberto Carlos de Oliveira, diretor-geral do TRF1; Paulo Cezar Braga Edmundo, diretor-geral do TRF2; Marta Fernandes Marinho Curia, diretora-geral do TRF3; Arnaldo Fernando Girotto, diretor-geral do TRF4; e Telma Roberta Vasconcelos Motta, diretora-geral do TRF5.
O presidente do TRF6, desembargador Vallisney Oliveira, abriu o evento ressaltando a importância da reunião. "Espero que este olhar das seis Casas seja bem frutífero. Que este seja um encontro visando ao aprimoramento e que possamos sair daqui com novidades e notícias de boas práticas. É muito importante essa ajuda mútua entre os tribunais", afirmou.
Encontros de Gestão: sucesso e valorização das ações regionais
Para o diretor-geral do TRF6, Jânio Mady dos Santos, o encontro representa um ambiente excepcional para compartilhar boas práticas, abordar questões orçamentárias e de pessoal e tratar de inovações tecnológica que afetam a Justiça Federal em Minas e no Brasil.
Para o diretor executivo de Planejamento e de Orçamento do CJF, Gustavo Bicalho Ferreira da Silva, o encontro permite conhecer melhor a especifidade orçamentária de cada tribunal e aperfeiçoar o atendimento das demandas que chegam ao CJF.
Para Arnaldo Fernando Giroto, diretor-geral do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o encontro foi muito produtivo. "Esses encontros de gestão são muito importantes, aproximam os diretores gerais e o CJF e tem sido um grande sucesso. O TRF4 sempre valorizou muito essas reuniões. Discutimos vários assuntos de gestão e de interesse de todas as regiões, o que tem sido muito importante para nós. O CJF tem dado apoio nesse sentido e valorizando as gestões regionais" comemorou o diretor-geral do TRF4.
O encontro refletiu o compromisso da Justiça Federal em aprimorar constantemente seus processos e em buscar soluções inovadoras para atender melhor à sociedade. A troca de experiências e a abordagem dos desafios comuns entre os tribunais regionais federais têm impacto direto na eficiência do sistema judiciário, promovendo a equidade e o acesso à justiça de forma mais ágil e eficaz. Ao adotar novas práticas e fortalecer a colaboração entre as regiões, a Justiça Federal contribui para a construção de um sistema mais justo e acessível para todos os cidadãos, em todas as regiões do país.
Iniciativa inovadora
O encontro possibilitou ao TRF6 apresentar o projeto de instalação de suas Unidades de Atendimento Avançado (UAAs), que é uma iniciativa de interiorização da Justiça Federal em Minas Gerais por meio de parcerias e tecnologia.
O secretário-geral do TRF6, Antônio Francisco do Nascimento, expôs um estudo detalhado para a continuidade da instalação de UAAs em Minas Gerais, que representam um ganho para a região onde chegam, pois geralmente dobram o número de perícias médicas realizadas. "Esse é o maior destaque das nossas unidades avançadas", enfatizou.
O TRF6 considera essa iniciativa uma boa prática com impacto direto e significativo em toda a população de Minas Gerais. Além disso, pode servir de exemplo para outros tribunais regionais federais (TRFs) em todo o Brasil.
Confira a galeria de fotos do evento.