Tribunal autoriza a abertura de concurso público para juiz federal substituto e forma a primeira banca examinadora do certame

Fotografia de uma reunião em uma mesa grande, em formato de "U", cercada por várias pessoas sentadas em cadeiras. No fundo, atrás do centro da mesa, há dois mastros com bandeiras: a bandeira do Brasil e a bandeira de Minas Gerais.

No dia 12 de dezembro de 2024, o plenário administrativo do Tribunal autorizou a realização do primeiro concurso público para o cargo de juiz federal substituto da Justiça Federal da 6ª Região, na oportunidade em que os desembargadores elegeram a primeira composição da banca examinadora.

O candidato ao cargo de juiz federal substituto deve ser bacharel em direito, com mais de três anos de atividade jurídica e deve ter sido aprovado no concurso da Escola Nacional da magistratura – ENAM.

O concurso tem seis etapas, que abrangem provas objetivas e subjetivas, finalizando com um curso de formação e as matérias exigidas, entre outras são de direito constitucional, administrativo, penal, civil, previdenciário, ambiental e direitos humanos.

Fotografia de três homens sentados atrás de uma mesa. O homem que está no centro da foto está falando ao microfone. No fundo, a bandeira do Brasil e a bandeira de Minas Gerais.

A primeira comissão do concurso terá como membros titulares: desembargadoras Mônica Sifuentes e Simone S. Lemos; juiz federal Élcio Arruda; procurador regional da República José Adércio Leite Sampaio; representante da OAB, Juliana Cordeiro de Faria; professor Eurico Bittencourt Neto, da UFMG. Os membros suplentes serão: desembargadores Prado de Vasconcelos e Luciana Pinheiro Costa; juiz federal Carlos Borlildo haddad; procuradora do MPF Mírian Moreira; pela OAB o advogado Carlos Henrique Soares e o professor Vinícius José marques Gontijo, da Faculdade de Direito Milton Campos.

O concurso está previsto para iniciar e encerrar no ano que vem e se destina a preencher mais de vinte vagas de juiz na sexta região, além de outras que irão surgir ao longo do próximo ano.

Botão voltar