No dia 1º de fevereiro, o Vice-Presidente do TRF6 e Corregedor Regional da Justiça Federal da 6ª Região, desembargador federal Vallisney Oliveira, esteve presente durante a abertura da 20a Legislatura da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Ele compôs a mesa de honra durante uma reunião preparatória de plenário, em que foram empossados os deputados estaduais eleitos nas eleições de 2022.
Ao lado do desembargador federal, as seguintes autoridades compuseram também a mesa de honra da cerimônia: o governador Romeu Zema; o vice-governador Mateus Simões; o Presidente do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), desembargador José Arthur Filho; o ex-governador Alberto Coelho; o Procurador-Geral de Justiça Jarbas Soares Júnior; a Defensora Pública-Geral do estado Raquel Dias; o Comandante da 4ª Região Militar, General Paulo Alípio Branco Valença; a reitora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Sandra Goulart; o Presidente do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), desembargador Maurício Soares; e o Presidente do TCE (Tribunal de Contas de Minas Gerais), Conselheiro Mauri Torres.
A solenidade foi conduzida pelo parlamentar mais idoso, Dr. Maurício, que tem 73 anos. Médico, produtor rural e empresário, ele chega à ALMG para exercer o seu primeiro mandato de deputado estadual. Agradeceu a recepção dos colegas e dos servidores da ALMG, e enfatizou a honra e a responsabilidade de conduzir a reunião de abertura do ano legislativo.
Já na manhã do dia 2 de fevereiro, o Vice-Presidente do TRF6 e Corregedor Regional da Justiça Federal da 6a Região Vallisney Oliveira participou da cerimônia de posse do ex-deputado estadual Agostinho Patrus como novo conselheiro do TCEMG (Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais). O evento foi realizado no auditório Vivaldi Moreira, na sede do órgão, e contou com a participação dos Dragões da Inconfidência Mineira e dos músicos da Polícia Militar do estado. Outras autoridades, como o também desembargador federal do TRF6 Flávio Gambogi, também estiveram presentes.
Além do Corregedor Regional e do próprio empossado, tomaram assento na mesa de honra: o Presidente do TCEMG Mauri Torres; o vice-governador Mateus Simões; o Presidente da ALMG (Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais) Tadeu Martins; o Presidente do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), desembargador José Arthur Filho; o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Antonio Anastasia; o Procurador-Geral de Justiça do estado Jarbas Soares Júnior; a Defensora Pública-Geral de Minas Gerais, Raquel Dias; o sub-procurador do Ministério Público de Contas Daniel Magalhães; e o prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman.
Após assinar o livro de posse, o novo membro da corte de contas fez o juramento de cumprir as atribuições do cargo e falou em seguida de sua trajetória na vida pública como parlamentar. Ele é formado em Administração pela PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) e possui duas pós-graduações, uma em Gestão Empresarial e outra em Logística, ambas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Patrus assumiu a vaga deixada pelo conselheiro Sebastião Helvecio, aposentado em 2021.
Com informações do site da ALMG
Imagem: Sarah Torres/ALMG